Cresce expectativa para o edital do concurso, que vai ofertar vagas para todos os municípios do país
Mais um passo foi dado para a realização do concurso do IBGE. Nesta sexta-feira (3/12), foi publicada uma portaria autorizando a contratação, por tempo determinado, do quantitativo máximo de 207.020 profissionais para atender necessidade temporária de excepcional interesse público. Os profissionais serão contratados para desenvolver atividades relacionadas ao Censo Demográfico 2022.
O prazo de duração dos contratos será de até um ano, podendo ser prorrogado conforme dispõe a legislação, desde que justificado com base nas necessidades de conclusão das atividades. O prazo para publicação do edital de abertura de inscrições será de até seis meses, contado a partir da publicação da portaria desta sexta-feira (3/12).
Veja a seguir a distribuição das vagas:
- Agente Censitário Municipal (ACM): 5.500
- Agente Censitário Supervisor (ACS): 18.420
- Recenseador: 183.100
- Total: 207.020
O concurso
Vale lembrar que a Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a empresa responsável por organizar o Processo Seletivo Simplificado (PSS) do Censo Demográfico de 2022. O processo seletivo simplificado tem o objetivo de contratação temporária de pessoal. Quando o edital anterior, que agora está cancelado, foi lançado, já havia a informação de que os cargos exigiriam ensino médio completo.Para o cargo de agente municipal, a remuneração é de R$ 2.100, para 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias. Já para agentes supervisores, o salário é de R$ 1.700, para a mesma carga horária.
O contratado também terá auxílio-alimentação, auxílio-transporte e auxílio pré-escolar, assim como férias e 13º salário proporcionais.
Vale lembrar que, em outubro, o IBGE informou o cancelamento do certame. De acordo com o instituto, o contrato com o Cebraspe, banca anterior, havia sido encerrado e não seria prorrogado.
Outra seleção
Foi publicada, também nesta sexta-feira (3/12), uma segunda portaria autorizando o IBGE a contratar, por tempo determinado, o quantitativo máximo de 2.004 profissionais para atender necessidade temporária de excepcional interesse público. Os profissionais também serão contratados para desenvolver atividades relacionadas ao Censo Demográfico 2022.
O prazo de duração dos contratos será de até um ano, podendo ser prorrogado conforme previsão em legislação, desde que devidamente justificado com base nas necessidades de conclusão das atividades.
Em novembro, foi especulado que a banca Idecan seria a realizadora dessa outra seleção. https://blogs.correiobraziliense.com.br/papodeconcurseiro/ibge-idecan-deve-ser-banca-de-proxima-selecao/ O prazo para publicação do edital de abertura de inscrições para o processo seletivo simplificado será de até seis meses, contado a partir da publicação da portaria desta sexta-feira (3/12).
Veja a seguir a distribuição das vagas:
- Coordenador Censitário de Área (CCA) – 31
- Agente Censitário de Administração e Informática (ACAI) – 1.781
- Agente Censitário de Pesquisa por Telefone (ACT) – 180
- Supervisor Censitário de Pesquisas e Codificação – 12
- Total – 2.004
Leia também: IBGE cancela edital de 2021 e está ‘adotando as providências para nova seleção’