Censo_home Foto: Divulgação/IBGE

Concurso IBGE: Idecan deve ser banca de próxima seleção

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, temporário

Karolini Bandeira*- O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) será organizador da próxima seleção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com 312 vagas. A empresa já adicionou, no portal oficial, a seleção como uma das próximas a serem realizadas.

Serão 312 vagas temporárias, sendo elas:

Agente censitário de pesquisas por telefone – 180 vagas

Supervisor censitário de pesquisas e codificação – 12 vagas

Codificador censitário – 120 vagas

O IBGE definirá a remuneração dos profissionais a serem contratados em conformidade com o inciso II do art. 7° da Lei nº 8.745, de 1993

Outra seleção

O IBGE também deve realizar seleção para o Censo Demográfico, que em 2021 foi cancelado . Seleção deve ofertar mais de 204 mil vagas.

O supervisor de disseminação de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Piauí, Eyder Mendes, divulgou algumas datas já confirmadas do novo cronograma do processo seletivo com mais de 204 mil vagas.

De acordo com o representante, as inscrições ficarão abertas de 1° a 23 de dezembro, com provas em 23 de janeiro para os cargos de agente censitário municipal e agente censitário supervisor, e em 30 de janeiro para recenseador. As coletas do Censo Demográfico terão início em 1° de junho de 2022.

Seleção para o Censo

Foram 204.307 vagas para os cargos de recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor.
Do total, foram oferecidas 181.898 vagas para recenseador, 16.959 para agente censitário supervisor (ACS) e 5.450 para agente censitário municipal (ACM) em 5.297 municípios do país. Os quadros de distribuição das vagas estão disponíveis para consulta no site do Cebraspe, empresa organizadora dos processos seletivos.
As vagas eram temporárias e os contratos teriam duração prevista de três meses para a função de recenseador e de cinco meses para ACM e ACS, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária. Saiba todos os detalhes da seleção aqui!
*Estagiária sob supervisão de Mariana Fernandes