Censo_home Foto: Divulgação/IBGE

IBGE divulga primeiro balanço do Censo 2022 e fala sobre falta de pessoal

Publicado em Governo federal, IBGE, Sem categoria

“Em todo o país, o IBGE conta com 144.634 recenseadores em ação, 78,8% do total de vagas disponíveis”, informou o IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou o primeiro balanço do Censo 2022. Segundo a autarquia desde o início da operação, em 1º de agosto, até a última segunda-feira (29/8), foram recenseadas 58.291.842 pessoas, em 20.290.359 domicílios no país.

“A produtividade individual dos recenseadores está dentro do esperado. Os setores estão sendo trabalhados no tempo adequado e os sistemas de coleta, acompanhamento e transmissão estão funcionando bem, assim como os equipamentos”, afirma o gerente técnico do Censo, Luciano Duarte.

Entretanto, Duarte aponta dificuldades relativas à falta de pessoal. “Onde o desemprego é menor, é mais difícil despertar o interesse das pessoas para trabalharem temporariamente como recenseador. Além disso, em alguns locais, por questões específicas, a coleta foi iniciada um pouco depois”, diz o gerente técnico do Censo.

De acordo com o IBGE, os recenseadores somam 144.634, o que representa 78,8% do total de vagas disponíveis. Mato Grosso é o estado com o maior déficit, 51,2% do número de vagas.

O período de inscrições do último concurso público do IBGE foi encerrado na última segunda-feira (29/8). Ao todo o certame ofertada 6.765 vagas para os cargos de recenseador e agente. Cabe ressaltar que a seleção foi aberta mediante crise no Instituto. O treinamento será presencial e a duração prevista de cinco dias, com carga horária de oito horas diárias, exceto para candidatos que realizarão a coleta de dados em Setores Censitários de Povos e Comunidades Tradicionais (PCT) que terão mais um dia de treinamento.

Leia também: Bolsonaro afirma que caso seja reeleito evitará novos concursos públicos

Concurso Senado: Teste seus conhecimentos em simulado comentado

Senado aprova exigência de nível superior para técnicos do Poder Judiciário

Sindicato alerta sobre necessidade de um novo concurso público da Funai

Edital publicado! Especialistas comentam sobre o concurso da PC GO

*Estagiária sob supervisão de Mariana Fernandes.