Karolini Bandeira*- O presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), João Carrilho, anunciou em audiência pública da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) na última sexta-feira (29/10), que a instituição irá convocar 48 professores aprovados no último concurso público realizado em 2019. Ainda segundo Carrilho, um novo concurso está sendo planejado para 2022, com 700 vagas.
O presidente informou que o concurso de 2022 já está previsto no novo Regime de Recuperação Fiscal (RRF). As 48 novas nomeações confirmadas estão previstas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual (MPRJ).
No último concurso, a Faetec abriu 209 vagas imediatas e formação de cadastro reserva em níveis médio, técnico e superior. As chances foram para as carreiras de inspetor de alunos, agente administrativo, instrutor de disciplinas profissionalizantes, orientador educacional, supervisor técnico, técnico superior, assistente social e professor. Na ocasião, os ganhos iniciais ofertados foram de R$ 1.607,13 a R$ 3 mil.
Segundo o presidente da Faetec, 209 professores foram nomeados. O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, dr. Serginho, comentou sobre os chamamentos: “A convocação dos concursados é um marco muito simbólico, porque desde 2010 que a Faetec não realizava concurso público para o ingresso de servidores públicos de carreira. Com certeza, esses profissionais farão a diferença na vida dos alunos que estudarem na Faetec.”
*Estagiária sob supervisão de Vinicius Nader