Professor freepik Freepik/ Divulgação

Concurso Seduc-GO: banca reguladora é definida

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Goiás, Sem categoria

O novo certame ofertará 5.050 vagas para o cargo de Professor — Nível III e foi anunciado em abril deste ano

Raphaela Peixoto* — O Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) foi contratado para ser a banca reguladora do novo concurso da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO), que ofertará 5.050 vagas para o cargo de Professor — Nível III, do quadro permanente do magistério. A decisão foi publicada no Diário Oficial de Goiás desta segunda-feira (30/5), por meio do Extrato de Dispensa de Licitação Nº 019/2022. De acordo com o documento a contratação tem o valor de  R$ 1.676.000. Ela também é fundamentada legalmente pelo artigo 24, inciso XIII da Lei Federal nº 8.666/1.993.

A confirmação deste certame ocorreu em abril deste ano, através de publicação do Sindicato dos Trabalhadores de Educação de Goiás (Sintego) em suas redes sociais. Segundo a presidente do sindicato, Bia de Lima,  o quadro de professores do estado está bastante defasado: “A educação está precisando renovar e melhorar o seu quadro, já que querendo ou não nossa carreira de fato tem as pessoas se envelhecendo”. À época era previsto a oferta de 10.100 vagas, 50% para contratação imediata e o restante para formação de cadastro reserva.

Já havia uma previsão de concurso para a pasta anunciada em 2021, na época a secretária de educação do estado, Fátima Gravioli, e o governador, Ronaldo Caiado havia anunciou em entrevista a rádio CBN — e não tinha confirmado a quantidade de vagas e o cronograma do certame.

Último certame 

O último concurso realizado pela Secretaria foi realizado em 2018. Ele ofertou 900 vagas para professores de nível 3, nas áreas de matemática, química e física, além da formação de cadastro reserva com remuneração inicial que chegava a R$ 3.126,35 e foi organizado pelo Instituto Quadrix. A prova foi aplicada  nos seguintes municípios goianos: Anápolis/GO, Aparecida de Goiânia/GO, Brasília/DF, Catalão/GO, Formosa/GO, Goiânia/GO, Goiás/GO, Iporá/GO, Itumbiara/GO, Jataí/GO, Luziânia/GO e Porangatu/GO.

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes