2f26a36d-c02c-4b26-abe7-8e001d21a226 Foto: Arquivo PF Bolsa Polícia Federal

Concurso PF: teste de natação exige uso de máscara? Cebraspe responde!

Publicado em Concursos, Concursos Públicos
O Cebraspe divulgou na última terça-feira (29/) o edital com o resultado final da prova discursiva do concurso público da Polícia Federal (PF) e a convocação para o teste de aptidão física (TAF).  Na publicação, fica claro que será obrigatório o uso de máscaras de proteção ao novo coronavírus durante todo o tempo em que o candidato estiver nas dependências dos locais de realização do exame. Desse modo,  alguns candidatos chegaram a questionar como seria a utilização do objeto durante a fase da natação, que é um dos testes do concurso. Para isso, a banca emitiu um comunicado. Veja a resposta:
“O Cebraspe comunica que, por ocasião da realização do teste de natação (50 metros) do exame de aptidão física, será autorizada ao candidato, somente nos instantes que antecedem o início da realização do referido teste, a retirada de sua máscara, devendo esta ser recolocada logo após o término da execução do teste. Para os demais testes, deverá ser observado estritamente o disposto no subitem 3.14 do Edital nº 12 – DGP/PF, de 28 de junho de 2021.”
O TAF será realizado nos dias 3 e 4 de julho. O candidato deverá, obrigatoriamente, acessar o site da banca do Cebraspe, a partir de 1º de julho, para verificar o seu local de realização do exame de aptidão física, por meio de consulta individual.
Ainda conforme as orientações do edital, o candidato deverá comparecer no local de realização do TAF com roupa apropriada para prática de atividade física, munido de documento de identidade original e de atestado médico (original ou cópia autenticada em cartório), que conste que o candidato está apto a realizar o TAF e conter data, assinatura, carimbo e CRM do profissional, emitido nos últimos 15 dias anteriores à data da realização do exame.
Os casos de alteração psicológica e(ou) fisiológica temporários (estados menstruais, indisposições, cãibras, Covid-19, contusões, luxações, fraturas etc) que impossibilitem a realização do TAF ou que diminuam a performance dos candidatos serão desconsiderados, não sendo concedido qualquer tratamento diferenciado por parte da Administração, mesmo que ocorram durante a realização dos testes.
Os inscritos serão submetidos aos seguintes testes:
  • Barra Fixa
  • Impulsão Horizontal
  • Natação (50 metros)
  • Corrida de 12 minutos

Máscara obrigatória

Uma das instruções para a realização da etapa de atividades físicas é a utilização de máscara durante todo o tempo em que o candidato estiver nas dependências dos locais de realização do exame, inclusive na ocasião da execução dos testes.
Será permitido portar máscaras reservas e trocá-las, se possível, a cada duas horas.
As máscaras poderão ser descartáveis, de tecido ou de qualquer outro material. As máscaras, inclusive, as descartáveis e as cirúrgicas, não poderão ser alteradas, bem como as de tecido não poderão ser de material transparente ou conter qualquer tipo de perfuração.

O concurso

O concurso oferece 1.500 vagas para escrivão, agente, delegado e papiloscopista. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) é a banca organizadora. Os salários variam de R$ 12.522,50 a R$ 23.692,74 e podem ser concorridos por candidatos com nível superior em qualquer área de formação (exceto o posto de delegado que exige graduação em direito, especificamente). Veja tudo sobre o concurso aqui!
Especialistas dão dicas para a realização de TAF de concursos públicos!