INSS Pedro França / Agência Senado/Divulgação

Concurso INSS: prazo para se inscrever se encerra hoje; veja dicas para a reta final

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, INSS, Sem categoria

A taxa de inscrição será no valor de R$ 85

Aqueles que ainda desejarem se inscrever no concurso do INSS têm até esta terça-feira (4/10) para fazer a inscrição. O prazo foi alterado devido à instabilidade no site do Cebraspe, banca examinadora. O certame é um dos mais aguardados. De acordo com os representantes do governo que estavam na coletiva de imprensa, realizada no dia do lançamento do edital, são esperados 1,5 milhão de inscritos. A taxa de inscrição será no valor de R$ 85.

O especialista do Gran Cursos Online, professor Rodrigo Lima, listou os pontos que devem exigir maior atenção e preparo do candidato e deu dicas para essa reta final. “Essa reta final terá que ser muito intensa, e nós ainda temos uma copa no meio disso tudo, com jogos do Brasil, inclusive, o que pode distrair o candidato. Por isso, ter foco é fundamental nesse momento”, ressalta o especialista.

Para Lima  a parte mais importante da prova é a de Seguridade Social, e aponta os seguintes detalhes:

1. O Item 5, que trata do financiamento da seguridade social, é um dos maiores e mais importantes do edital, e por isso o candidato deve separar um bom tempo para estudar essa área.

2. O item 12, que fala sobre os Benefícios Decorrentes de Legislações Especiais, também deve ter um espaço considerável na prova. O candidato precisa ler todas essas legislações e fazer muitas revisões para fixar esse conteúdo.

3. Na sequência, seguindo a ordem de importância, vem o item três, Regime Geral de Previdência. O candidato precisa saber pontos como o que é segurado obrigatório, filiação e inscrição, conceito, características e abrangências. É muito importante saber as diferenças entre todos os tipos de beneficiários.

4. Outro item que não pode deixar de ser destacado é o item 15, que fala sobre o Regime Próprio de Previdência Social, incluindo a Emenda Constitucional 103/2019, a Reforma da Previdência. O aluno tem que ir sabendo “na veia” quais foram as novidades, a mudança de regime que tivemos, que antes tínhamos um regime que contava o tempo de contribuição para se aposentar e agora o mais relevante é a idade. Além disso, o candidato deve saber as regras de transição, se não souber, perderá pontos valiosíssimos na hora da prova.

Confira mais dicas para se preparar:  Edital para o concurso do INSS é lançado; confira detalhes

Com a banca definida, saiba como se preparar para o concurso do INSS

Das etapas

A seleção compreenderá duas etapas, de responsabilidade do Cebraspe, sendo elas: provas objetivas e curso de formação. Ambas de caráter eliminatório e classificatório. A previsão da aplicação das provas objetivas é no dia 27 de novembro nas cidades das 97 gerências regionais.

A prova objetiva será composta por 120 questões em modelo de certo ou errado. Com a autorização de reduzir o prazo entre o lançamento do edital e a prova objetiva, os candidatos terão dois meses para se prepararem após a publicação do do conteúdo programático. Segundo ao que foi respondido na coletiva, não haverá alteração em relação a aplicação do exame.

O curso de formação será realizado em nove capitais, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O curso terá carga carga horária de até 180 horas presenciais. Questionados em relação a quanto dias durará esta etapa, segundo o ministro, será entre 30 e 45 dias e não há possibilidade de ser ministrado de forma remota. O candidato matriculado receberá uma remuneração relativa à metade do salário do cargo.

*Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer