As vagas serão distribuídas para os cargos de soldados combatentes e oficiais
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG), coronel Erlon Dias, anunciou a autorização de um novo concurso público para a corporação. A informação foi repassada durante o 8º Encontro Nacional de Bombeiras do Brasil (ENBOM) nesta terça-feira (26/9).
De acordo com o comandante, o novo certame ofertará 329 vagas, sendo 303 vagas para soldados combatentes, cinco para oficiais de saúde e 21 vagas para oficiais. As oportunidades, “pela primeira vez, serão para ampla concorrência para homens e mulheres”, afirmou a corporação na legenda da publicação com o pronunciamento do coronel Erlon.
O último concurso do CBMMG foi lançado em 2022. À época foram publicados três editais que juntos asseguravam a oferta de 385 vagas, sendo distribuídas para homens e mulheres, veja as distribuições:
- 324 vagas para soldados, no qual 291 vagas são para homens e 33 para mulheres;
- 40 vagas para soldado especialista; e
- 21 vagas para oficiais, sendo 18 para homens e três para mulheres
As provas objetivas foram aplicadas neste ano. O exame foi composto por 50 questões de múltipla escolha, referente ao ensino médio, com pontuação por disciplina chegando no total 100 pontos. Além das provas objetivas, também compõem a seleção: prova de redação, teste de capacitação física e exames admissionais. Aprovados receberão subsídio mensal no valor de R$ 4.360,83 a R$ 7.175,30.
*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes