cbc5088a-6527-4b8d-9afd-4a871c5c917e Foto: PCPB/Divulgação

Após 13 anos, Polícia Civil da Paraíba tem concurso anunciado

Publicado em Carreira policial, Concursos, Concursos Públicos

O anúncio foi feito pelo presidente da Associação dos Delegados do Estado (Adepdel), Steferson Nogueira

Karolini Bandeira*- Um novo concurso público para policiais civis se aproxima! O governo informou, durante reunião realizada na última sexta-feira (12/2) na Procuradoria Geral do Estado da Paraíba, que o próximo certame da Polícia Civil (PCPB) está sendo planejado. Além da equipe econômica do governo, também estiveram presentes no local o procurador do Estado e o representante da Associação dos Delegados do Estado (Adepdel).

A informação foi divulgada pelo presidente da Adepdel, Steferson Nogueira, em vídeo publicado nas redes da associação. Ainda segundo o representante, o governo prometeu que o estudo para o concurso “está em fase final”. Durante a transmissão, Nogueira relembrou que a corporação não tem concurso público há 13 anos.

Segundo o presidente, temas como reajuste e subsídio também foram pautados na reunião. O policial recordou que o ajuste de 5% no salário dos policiais civis do Estado, prometido pelo governo na negociação anterior, feita no último ano, não foi aplicado. “A lei 9.082/2010 prevê o reajuste de 5% e esse porcentual não foi aplicado”, disse. “Nós (PCPB) estamos em último lugar do país e do nordeste na remuneração (…) basta olhar o Rio Grande do Norte e Pernambuco para ver a diferença brutal nos salários dos policiais civis”, completou. Veja!

 

Último concurso

Realizado em 2008, o último concurso da PCPB foi organizado pela Cebraspe e distribuiu 1.162 oportunidades de nível médio e nível superior nas funções de delegado, perito, papiloscopista, técnico em perícia, necrotomista e motorista. As etapas foram aplicadas nos municípios de João Pessoa e Campina Grande. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva (obrigatórias para todos os cargos), Teste de Aptidão Física (obrigatório para todos os cargos), avaliação psicológica (obrigatória para todos os cargos), prova prática de digitação (obrigatória para escrivão), avaliação de títulos (obrigatória para cargos de ensino superior) e investigação social (obrigatória para todos os cargos). Leia o edital na íntegra!

 

 

 

*Estagiária sob a supervisão de Mariana Fernandes