Policia-Militar-fim-de-ano-Foto-Saul-Schramm-9-730x480 Reprodução/Agência de notícias do governo do MS

Além da morte de candidato, outros 20 precisaram de atendimento médico após TAF da PMMS

Publicado em carreira militar, Concursos, Concursos Públicos, Sem categoria

O TAF foi realizado entre 2 e 5 de agosto, em Campo Grande. Um candidato goiano, de 25 anos, morreu após o teste físico

A assessoria de imprensa da banca organizadora do concurso da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul (PMMS), o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) informou que, durante os quatro dias de teste de aptidão física (TAF), realizado entre 2 e 5 de agosto, em Campo Grande, além da morte de um candidato goiano de 25 anos, outros 20 participantes precisaram receber atendimento médico. As informações são do portal de notícias G1.

Segundo o Idecan, foi montada uma estrutura no local de testes, com cadeiras, água e tendas, para proteger os concorrentes do sol, além da presença de duas ambulâncias. Na etapa, os inscritos foram submetidos a: elevação na barra fixa, 32 abdominais e corrida de 2.400 metros, que deve ser completada em até 12 minutos. Quem não completa qualquer um dos exercícios é reprovado.

Morte de candidato

Um candidato do concurso morreu após passar mal durante o TAF da PMMS. Natural de Goiás, o jovem chegou a ser socorrido, entretanto não resistiu e morreu no hospital. O Idecan informou que o candidato estava apto a realizar a prova e que passou por avaliação da Junta Médica da PM antes do TAF. O blog entrou em contato com a banca organizadora e ainda não obteve resposta.

Em nota, o governo do estado lamentou profundamente o ocorrido. “Apesar de todo arcabouço legal que as provas de teste físico requerem, bem como todo cuidado e responsabilidade pela aplicação da mesma é necessário apuração célere que não deixe margens para novas tragédias, motivo pelo qual já iniciou uma apuração isenta e objetiva”.

Leia a nota na íntegra:

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul lamenta profundamente o óbito ocorrido em decorrência do TAF (Teste de Aptidão Física) da prova da Polícia Militar, de um candidato de 25 anos oriundo do Estado de Goiás, e informa que já determinou que sejam tomadas as devidas providências para esclarecer o fato, com compromisso de apurar as possíveis negligências e responsabilidades.

Apesar de todo arcabouço legal que as provas de teste físico requerem, bem como todo cuidado e responsabilidade pela aplicação da mesma é necessário apuração célere que não deixe margens para novas tragédias, motivo pelo qual já iniciou uma apuração isenta e objetiva

O governo de MS se solidariza com familiares e amigos do candidato que teve seu sonho de ingressar nas forças de Segurança Pública interrompido, e prestará toda assistência necessária neste momento de luto.

 

O concurso oferta 500 vagas para soldado do quadro de praças. O salário é de R$ 5.005. Concorrem pessoas com nível superior completo e idade máxima de 30 anos.

*Estagiária sob supervisão de Lorena Pacheco