Rodrigo com a Cia de comédia 'Os Melhores do Mundo' e Paulo Vieira em evento da Caixa | Arquivo Pessoal

Metodologia para projetos de patrocínio

Publicado em

Em um mundo onde a atenção das pessoas é disputada a cada segundo, criar conexões autênticas entre marcas e público virou uma arte – e também uma necessidade estratégica. Mais do que simples campanhas publicitárias, o que realmente diferencia neste mercado são as experiências que emocionam, transformam e permanecem na memória. 

É nesse cenário, onde criatividade e estratégia caminham lado a lado, que surge a Arte Inova, especializada em transformar ideias em vivências inesquecíveis por meio de projetos de patrocínio, ativações de marcas e produção de eventos.

O sócio-diretor Rodrigo Cardoso indica que a empresa foi fundada em 2020 a partir da fusão entre a criatividade artística e a inteligência de negócios, com a missão de transformar ideias em plataformas sustentáveis de relacionamento entre marcas e públicos. “Ao longo da trajetória, nos consolidamos como referência no mercado nacional por unir inovação, planejamento e execução de excelência em projetos culturais, esportivos, corporativos e promocionais”, indica.

De acordo com o executivo, a criação do negócio foi motivada por uma lacuna que ele enxergou no mercado: muitos projetos culturais e eventos, apesar do potencial criativo, não conseguiam se estruturar de forma atrativa para os patrocinadores ou, ainda mesmo, gerar resultados mensuráveis. 

“Ao mesmo tempo, as marcas tinham verba disponível, mas dificuldade em encontrar propostas com credibilidade, profissionalismo e visão estratégica. A empresa surgiu para ser essa ponte. Unindo sensibilidade artística com uma visão de negócios embasada em dados, planejamento e ideação, a Arte Inova foi criada para gerar valor em todas as pontas do ecossistema de eventos: do patrocinador ao público final”, contextualiza.

Na prática, a Arte Inova atua para desenvolver e aprimorar projetos desde a concepção criativa até a entrega final, com foco em quatro pilares: planejamento estratégico, captação de patrocínios, execução completa e relatórios de performance. A empresa atua com eventos próprios, eventos de terceiros, ações de live marketing e projetos incentivados, sempre adaptando o modelo de entrega conforme os objetivos de cada cliente.

Para todas essas ações serem viáveis, Rodrigo indica que a empresa possui uma metodologia própria, desenvolvida ao longo dos anos de prática e análise de mercado. Baseando-se em critérios, a Arte Inova conta com eixos avaliativos: características do evento, como o ineditismo, atrações, programação, público-alvo e aderência à marca; responsabilidades sociais, ambientais, de governança e inclusiva; e, ainda, precificação de contrapartidas, navegando na visibilidade, retorno de marca e oportunidades de ativação. 

“Pensamos a experiência como um ciclo completo: antes, durante e depois do evento. Desde o pré-engajamento nas redes, passando pelo layout e a jornada do participante no local, até o pós-evento com conteúdos e pesquisas. Tudo é mensurado e retroalimentado no nosso modelo de produção. A experiência não é acidental, é projetada com precisão”, defende Rodrigo. 

Inovação e conexão 

Rodrigo defende que, mais do que viabilizar projetos, a Arte Inova atua como parceira estratégica das marcas patrocinadoras. “Nosso papel é oferecer segurança, clareza e eficiência em todo o processo – desde a escolha do projeto ideal até a entrega final”, aponta.

Por isso, a empresa apoia as marcas na tomada de decisão, traduzindo os valores intangíveis dos eventos em dados concretos, alinhados com os objetivos de Marketing com oportunidades reais de conexão com o público. “Estamos ao lado da marca, não só do projeto. Isso faz toda a diferença para que o patrocínio seja visto como uma ação estratégica e não como um simples repasse”, complementa.

Entre os projetos mais recentes, Rodrigo destaca os 30 anos da Cia Os Melhores do Mundo, marca que nasceu em Brasília e que está realizando uma turnê nacional passando por, praticamente, todos os estados do país. 

Na capital, o espetáculo chega no mês de julho. Outras produções também marcaram a trajetória da Arte Inova, como o Ártico Neve e Gelo; Deu Praia Tour Goiás; Beatles na Esquina; e Circuito de Teatro Brasileiro. “Cada um desses projetos foi estruturado com base na nossa metodologia, visando não só o sucesso de público, mas o alinhamento estratégico com marcas parceiras”, diz.

Três perguntas para Rodrigo Cardoso, sócio-diretor da Arte Inova Inteligência de Eventos:

Por que o nome “Arte Inova”?

“Arte Inova” nasce da junção entre duas essências: a arte como expressão de cultura, criatividade e emoção, e a inovação como ferramenta de transformação, disrupção e entrega de valor. O nome traduz exatamente o propósito da empresa: criar experiências memoráveis com base na criatividade e inteligência estratégica.

Quais são os desafios dessa área do mercado?

Os principais desafios hoje são conciliar criatividade com viabilidade financeira; traduzir valor intangível em resultados concretos para patrocinadores; manter a atenção do público diante da hiperoferta de eventos;e  navegar a burocracia de leis de incentivo e editais. Nos posicionamos como uma empresa que resolve esses desafios com método, experiência e inovação, e por isso conquistamos parcerias duradouras com marcas e instituições.

Como você avalia o futuro dos eventos em Brasília?

Brasília vive um novo ciclo criativo. Há espaço para eventos que combinem conteúdo relevante com entretenimento inteligente. Temas como cultura, inovação, sustentabilidade e gastronomia têm ganhado protagonismo. O futuro dos eventos está na experiência híbrida e personalizada.