Rafael e André Venâncio, diretores do Venâncio Shopping - Crédito: Divulgação

Pioneiro como hub de negócios

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De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mais de 132,9 milhões de consumidores irão movimentar o Natal deste ano. O estudo, realizado em parceria com a Offerwise Pesquisas, indicou que o varejo possui a expectativa de injetar R$ 74,6 bilhões na economia. 

Em Brasília, a busca pelo presente ideal será feita por diversos moradores da região. Nesse sentido, um dos pólos comerciais buscados para as compras de fim de ano é o Venâncio Shopping, considerado tradicional dentro do varejo da capital e que estima um crescimento em 20% das suas vendas quando comparado a 2022. O empreendimento, inaugurado em 1976, é fruto do investimento da família de André e Rafael Venâncio, que atualmente estão à frente dos negócios. 

A história do mall começou quando Antônio Venâncio da Silva, pai de André e Rafael, convidado por Juscelino Kubitschek, chegou a Brasília em 1960 para contribuir com o desenvolvimento da cidade. Dezesseis anos depois, saía do papel o Venâncio 2000, hoje chamado de Venâncio Shopping. O empreendimento buscou integrar operações comerciais e serviços essenciais para a cidade. 

André e Rafael, diretores do mall, pontuam que, ao longo dos anos, o Venâncio Shopping evoluiu para se adaptar às necessidades da sociedade. Os irmãos destacam que o seu legado perdura como um símbolo de pioneirismo ao desenvolvimento econômico e social da região. 

“O Venâncio Shopping desempenha um papel que vai além de um centro de compras, é um espaço onde as pessoas vão passear, resolver situações do dia a dia ou encontrar os amigos durante happy hour, além de fazer suas compras”, informa o diretor Rafael Venâncio. “O empreendimento é fundamental para a vitalidade econômica e social da comunidade, ao unir os segmentos de entretenimento com programação cultural, varejo e gastronomia”, complementa.

Além disso, com 120 mil m² de área, o Venâncio possui um complexo integrado que conta com duas torres. Uma, denominada torre office, abriga salas e lajes corporativas em diversas metragens. A outra é onde se encontra o shopping. “Nosso empreendimento proporciona oportunidades únicas para aqueles que buscam empreender, favorecendo o crescimento dos negócios”, indica. 

Rafael explica que, para isso, as dependências do mall foram pensadas para proporcionar aos consumidores um ambiente completo e agradável para suas necessidades e desejos, além de criar um ecossistema multifuncional e dinâmico. 

“Estamos atentos ao dia a dia das pessoas que circulam pela área central da cidade e vivem nas proximidades, o complexo agrega uma série de vantagens e serviços essenciais que diferencia o Venâncio Shopping dos demais centros comerciais e shoppings da capital do país”, destaca. 

Na visão do diretor, esse cuidado possibilita que o shopping se mantenha atualizado no mercado para oferecer os melhores serviços e produtos aos consumidores da cidade. Segundo Rafael, as alterações no comportamento de compra do consumidor e a identificação de tendências emergentes são dois aspectos que conseguem, por exemplo, auxiliar para a manutenção do ecossistema consolidado do mall.

Para ele, isso também envolve a formação de parcerias estratégicas, como empresas e organizações que estejam na vanguarda das tendências locais e até mesmo globais, visto que são aspectos capazes de influenciar tanto o comportamento do consumidor quanto às práticas do varejo. 

“O investimento em inovações tecnológicas também desempenha um papel fundamental nesse processo. Isso inclui a implementação de soluções como pagamento digital e inteligência artificial, com o objetivo de proporcionar uma experiência de compra moderna e eficiente”, reforça. 

Três perguntas para André e Rafael Venâncio, diretores do Venâncio Shopping:

Por que o Venâncio é considerado um hub de negócios? 

Rafael Venâncio – Assumidamente multiuso, somos um empreendimento diferente e com localização privilegiada no coração de Brasília. Somos um hub de negócios, onde unificamos o varejo e a maior oferta de serviços essenciais da cidade que tem surpreendido a quem chega para visitá-lo. Além das marcas renomadas do varejo, concentramos mais serviços complementares para compor uma oferta de soluções que atenda à rotina e ao cotidiano dos nossos clientes. 

Quais os maiores desafios em gerir um shopping?

André Venâncio – Gerir um shopping é uma tarefa complexa e desafiadora, que envolve diversos aspectos. Entre os maiores desafios que enfrentamos na gestão do shopping, destacamos as adaptações às mudanças de mercado, aprimorar cada vez mais a experiência do cliente e acompanhar a inovação tecnológica que acontece de forma rápida. Além de promover a gestão de locatários gerenciando as demandas e expectativas individuais e promover a melhor segurança e infraestrutura possível. Estamos comprometidos em superar esses desafios por meio de uma gestão proativa, inovação constante e colaboração estreita com nossos parceiros e a comunidade local. 

De que forma o Venâncio busca integrar a sua atuação on-line e off-line? 

André Venâncio – O shopping busca integrar sua atuação on-line e off-line através de estratégias que promovem uma experiência omnicanal, ou seja, uma integração de nossos canais para os consumidores. Isso inclui a implementação de plataformas digitais e eventos híbridos, que conectam o espaço físico e virtual. Essas iniciativas visam criar uma sinergia entre os ambientes digital e físico, proporcionando conveniência, personalização e engajamento contínuo para os consumidores.