Milton Salvador de Almeida Júnior, fundador da BMJ Consultores Associados.

Auxílio para a prosperidade empresarial

Publicado em

De acordo com o Mapa de Empresas, ferramenta disponibilizada pelo Governo Federal, atualmente há 20,6 milhões de empresas ativas no país. Até o mês de outubro, foram abertos 287 mil empreendimentos em território brasileiro. Já o Distrito Federal, especificamente, registrou 5.267 novos estabelecimentos neste ano. Em contrapartida, segundo o mesmo levantamento, a capital perdeu 2.684 negócios. 

Para Milton Salvador de Almeida Júnior, fundador da BMJ Consultores Associados, há certo desconhecimento das exigências burocráticas e do sistema legal e tributário aplicáveis e incidentes a cada negócio. Por essa razão, muitas portas se fecham ao longo do caminho. O CEO indica que é notório a ausência de conhecimentos e informações que vão além do negócio que o empreendedor tem com sua formação e aptidão profissional. 

“O empreendedor tem conhecimento de sua atividade, o que, por si só, não é o suficiente para garantir a prosperidade da empresa. Neste sentido, é interessante contratar profissionais que possam orientar, apresentar as diretrizes necessárias, desenvolver um estudo de viabilidade para a empresa e entregar um eficiente plano de metas e de ações. Consequentemente, o empresário terá condições de prosperar”, explica. 

É nesse cenário que a BMJ Consultores Associados se destaca como uma referência em viabilizar a obtenção de lucros e conquistar as suas metas. Milton defende que um negócio precisa ser eficiente para ser completo. Desta forma, a expertise em determinados assuntos se mostra fundamental. Com essa visão, o empreendedor apostou na criação de uma consultoria que pudesse abarcar todos os aspectos necessários para auxiliar na manutenção das empresas do DF. 

Com três décadas e meia de atuação, o escritório oferece serviços variados, entre eles diagnóstico e gestão organizacional; comunicação, publicidade e marketing; planejamento estratégico e financeiro; análise e reestruturação tributária; gestão de pessoas e processos; compliance e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); e terceirização de serviços administrativos, financeiros, jurídicos e contábeis.

A ideia de criar uma consultoria na região envolveu uma avaliação de Milton acerca do mercado. “Atuava na gerência de um escritório de contabilidade que se limitava a realizar escriturações contábeis e fiscais. Percebi, àquela época, que os empresários necessitavam de maior atenção, de um acompanhamento mais abrangente e, não raro, me procuravam solicitando conselhos para que conseguissem resolver problemas em suas empresa”, relembra. 

Nesse cenário, o fundador da BMJ passou a dedicar horas após o expediente para estudar demandas que eventualmente eram apresentadas e, assim, responder com propriedade aos questionamentos e atender às necessidades de quem o procurava. 

Atualmente, a BMJ Consultores Associados conta com uma equipe, além de parceiros especialistas, para viabilizar aos clientes soluções que possibilitem uma melhor gestão dos negócios. “Felizmente, são diversos cases de sucesso ao longo do tempo”, celebra. “Quando um cliente contrata uma consultoria e assessoria técnica, ele já está a caminho do sucesso”, complementa o profissional.

A contratação de uma consultoria significa que ele terá uma visão micro e macro do próprio negócio, para compreender o caminho correto a seguir e, também, enxergar o que é preciso para profissionalizar em busca de qualidade total com um produto único e competitivo. “É nos detalhes e nas métricas que alcançamos o sucesso em todos os pilares dos negócios e da vida”, ressalta.

Para Milton, a consultoria se apresenta efetivamente importante no momento em que o empresário observa que o negócio sob sua responsabilidade carece de melhores resultados. “Admitida essa necessidade, procurar suporte e contratar uma consultoria certamente permitirá que o consultor, analisando as melhores soluções para o negócio, apresente um diagnóstico que possibilite maximizar a performance no segmento de atuação de cada empresa”, destaca. 

Três perguntas para Milton Salvador de Almeida Júnior, fundador da BMJ Consultores Associados:

O Brasil é um bom país para empreender?

Sem dúvida. O Brasil é riquíssimo, tem uma população ávida por prosperar, produzir, evoluir e consumir. Há espaço e mercado para os mais diversos segmentos, demandas para toda área que a economia pode oferecer. Com uma ampla reforma trabalhista e tributária, o segmento empresarial se tornará mais competitivo e movimentará toda a cadeia econômica do país. 

Por que o mindset é fundamental para a manutenção de um negócio?

Acredito no mindset de crescimento e mindset ágil. O primeiro, para que se busque algo melhor e esteja disposto e determinado às mudanças. O segundo, para que agregue metodologias buscando acelerar e otimizar os processos. Assim, com essa mentalidade, o caminho para manutenção e prosperidade de um negócio há de se apresentar de maneira mais clara e eficiente.

Quais os mitos mais comuns dentro do segmento de consultoria?

Há uma sensação ou expectativa equivocada de que o consultor resolverá todas as situações que estejam inviabilizando o sucesso da empresa. Na verdade, o que podemos oferecer em nossas consultorias são estudos, propostas e sugestões, tecnicamente fundamentadas, que se aceitas, implementadas e eficientemente administradas por nossos clientes propiciarão a mudança do cenário desfavorável verificado e ampliarão, em muito, as possibilidades de obterem o sucesso que desejam.