Expansão com foco nas pessoas é a base do maior grupo empresarial do DF

Publicado em

A história da Brasal se mistura com a de Brasília. Após três anos da inauguração da capital, em 1963, o futuro grupo empresarial iniciava a sua trajetória com a aquisição de uma empresa de serviços autorizados Volkswagen, um dos primeiros empreendimentos a se instalar no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). 

O objetivo de ampliar os negócios trouxe ao Distrito Federal, sete anos depois, a expansão da rede com o primeiro posto de combustível da marca. Atualmente, a empresa é responsável pela revenda de combustíveis e lubrificantes com as bandeiras Shell e Petrobras. Em 1989, com o intuito de ampliar ainda mais a sua atuação, realizou a compra de uma franquia da Coca-Cola. Já no ano de 2003, estreou no setor da incorporação e, em 2018, apostou na geração de energia. 

Atualmente, com a matriz em Brasília, a Brasal está presente em mais quatro estados, sendo eles Goiás, Minas Gerais, Tocantins e Rio de Janeiro. Somando todas as suas atividades, o grupo responde pelos segmentos de produção e distribuição de bebidas; incorporação e construção imobiliária; revenda de veículos; e comercialização e geração de energia renovável.

“Nós, originalmente, somos um grupo familiar e que tem se diversificado ao longo dos anos. Completaremos 60 anos em 2023 e, nessa história, faço parte da segunda geração da empresa, estou aqui há 40 anos”, comenta Osório Adriano Neto, acionista e vice-presidente das empresas Brasal

As seis décadas são o reflexo do bom desempenho empresarial da rede no país. Na visão de Osório, a busca constante por representar marcas líderes do mercado é uma característica importante da Brasal e que, consequentemente, foi e continua sendo responsável por torná-la um dos maiores grupos empresariais do Centro-Oeste. 

Com a visão estratégica focada na expansão dos seus empreendimentos, o vice-presidente ressalta que mantém as suas operações de forma positiva, apesar de adversidades que tendem a surgir inesperadamente, como o período pandêmico causado pela covid-19. Gerando mais de quatro mil empregos no Brasil, a Brasal prezou pela manutenção das suas atividades e dos seus colaboradores. 

“Quando a pandemia surgiu, veio a implementação do lockdown. Era uma coisa nova para todo mundo e ninguém sabia quanto tempo duraria. Com essa realidade, nos comprometemos em não demitir os nossos colaboradores. Usando algumas medidas do governo, felizmente conseguimos esse êxito”, celebra Osório. 

Relembrando a crise sanitária que assolou o mundo, o empreendedor adverte: os problemas que surgiram nas empresas não vieram por causa da covid-19 em específico. O empresário avalia que, apesar da expertise dentro do mercado, era normal e previsto que os empreendimentos passassem por altos e baixos, alguns, às vezes, com mais dificuldades ainda que os demais. 

“As coisas não aconteceram apenas durante a pandemia. Quem tem uma visão a longo prazo, consegue fortalecer o seu empreendimento e, por isso, cresce com segurança. Nesses momentos difíceis, essas empresas também sofrem, mas possuem condições de superar. Por isso, a nossa atuação sempre busca essa segurança sem dar grandes passos. Temos o intuito de conseguir um crescimento contínuo e seguro”, explica.

Passados dois anos desde que o coronavírus adentrou às rotinas dos brasileiros, Osório avalia que 2022 foi um ano de boa performance do grupo, que buscava retomar os seus níveis pré-pandemia. A Brasal conseguiu conquistar esse objetivo, todavia, o empreendedor enxerga que, ainda nos dias de hoje, a infecção viral deixou gargalos a serem resolvidos, especialmente no âmbito econômico nacional, com a inflação e os juros elevados.

Humanização 

“As pessoas sempre estão em primeiro lugar”, a fala de Osório remete a forma que a Brasal atua em todos os segmentos, priorizando a relação humana focando no bem-estar e, também, no respeito. “Essa iniciativa, presente desde a nossa fundação, tem sido de sucesso, principalmente internamente, buscando valorizar quem está conosco. Nosso intuito é criar um ambiente de estímulo às pessoas e proporcionar um lugar feliz para trabalhar”, complementa.

Esse cuidado trouxe ao grupo destaques consecutivos com o selo Great Place to Work (GPTW), responsável por avaliar e reconhecer empresas que buscam ser um excelente lugar para trabalhar. Mas as premiações são amplas e variadas, indo além do próprio GPTW. 

Em linha cronológica, as condecorações iniciaram em 2009, quando a rede obteve, por meio da Brasal Refrigerantes, o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), considerado um reconhecimento público à excelência da gestão das organizações com sede no Brasil.

Já em 2014, a revista Você S/A também inseriu o segmento de bebidas do grupo como as 150 melhores empresas para trabalhar. No ano seguinte, o empreendimento conquistou o primeiro lugar na mesma avaliação. Na mesma época, o PNQ também agraciou a Brasal Refrigerantes com o segundo prêmio voltado à gestão. 

“A gente sempre investe na questão da qualificação das pessoas, buscando a excelência em gestão. Trata-se de um trabalho a longo prazo, buscando estar sempre melhor, fazer um serviço bem feito, ter compromisso com os clientes e com as pessoas no geral. O resultado vem dessa somatória”, comenta Osório. 

Os reconhecimentos se repetiram ao longo dos anos e demonstram a força da marca como referência no mercado nacional. Neste ano, a conquista mais recente envolve o primeiro lugar da Brasal Veículos como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Centro-Oeste, pela GPTW. 

“Isso nos orgulha muito, porque não é uma coisa que simplesmente acontece. Há um trabalho envolvido que nós fazemos, colocando o foco nas pessoas e nas relações. Estamos colhendo os frutos disso. Várias empresas nossas são reconhecidas no GPTW regionalmente. Nacionalmente, a Brasal Refrigerantes já foi escolhida três vezes pela revista Você S/A. É uma alegria enorme para nós”, comemora o vice-presidente.

O empreendedor ainda indica que a premissa do grupo não visa apenas os resultados de todas as iniciativas relacionadas à humanização. Na realidade, para Osório, a manutenção de um espaço atrativo e que agrade os seus funcionários e colaboradores é essencial. “Temos que possuir esse olhar, esse lado como seres humanos para oferecer um ambiente gostoso e de confiança”, complementa. 

Inovação e sustentabilidade

A Brasal tem se estabelecido como uma geradora de energia no país, por meio da Brasal Energia, que atua com a produção limpa e renovável, focada no mercado solar, de hidrelétrica (PCH), de armazenamento de energia (baterias) e de eficiência energética a clientes. Considerado o negócio mais recente do grupo, o segmento tem avançado significativamente, especialmente, em 2022. 

“Demos passos importantes, foi um ano de consolidação. É um setor em que estamos animados de entrar e, cada vez mais, queremos que se torne um segmento importante para o grupo. Não é a maior área que atuamos hoje, mas, no futuro, o plano é que a gente esteja forte no mercado de energia”, informa. 

A Brasal Energia nasceu da estratégica diversificação de portfólio de negócios e fortalecimento das diretrizes de empreendedorismo e expansão, estando em sintonia com as competências gerenciais e características empresariais do grupo, que acredita no contínuo crescimento e investimento no segmento energético brasileiro. Iniciando com a instalação em suas próprias unidades (Centro Corporativo, Brasal Veículos, Brasal Refrigerantes e Brasal Combustíveis), Osório comenta que o segmento está em constante crescimento. 

Novos negócios

Para os próximos anos, a Brasal possui grandes projetos para tirar do papel. Atuando na área de incorporação imobiliária em Brasília, Goiânia e Uberlândia, o grupo busca expandir para Campinas como uma forma de ampliar a sua atuação nacional. 

“Neste ano, a gente já comprou terrenos no município de São Paulo. Agora, estamos esperando o início de 2023 para avaliar como as coisas vão acontecer, principalmente na questão econômica, visto que tudo reflete no negócio imobiliário”, adianta Osório. 

Três perguntas para Osório Adriano Neto, acionista e vice-presidente das empresas Brasal:

Qual o seu conselho para quem se inspira na Brasal? 

Não existe fórmula para sucesso. Se não, todos aplicariam e conseguiriam obtê-lo. Para conquistar êxito, é fundamental acreditar nos seus sonhos, ter persistências, fazer as coisas com cuidado, ter zelo e respeito às pessoas, que devem estar sempre em primeiro lugar. É importante também crescer com segurança, força e sem querer ultrapassar os limites do possível. Além disso, é preciso estar forte. Desta forma, o crescimento é uma consequência.

Quais são os marcos da Brasal ao longo da trajetória? 

Os marcos começaram em 1963, com a compra de uma revenda Volkswagen. Em 1989, nós adquirimos a franquia da Coca-Cola na região do DF e em Goiás, que foi importante para a gente apostar na diversificação. Depois, em 2003, entramos no negócio de incorporação. Há quatro anos, estamos no segmento de geração de energia. Nós temos duas usinas solares, que foram o início da parte da geração de energia. 

Quais as expectativas para 2023? 

Nós sempre buscamos aproveitar oportunidades e, principalmente, crescer com segurança. Isso tudo acontece muito em função não só da nossa vontade, mas também das condições que o país tem. Dessa forma, nós estamos preparados para dar novos passos, para crescer e desenvolver novos negócios.