Gustavo Nakanishi, CEO do Grupo Helio | Crédito: Divulgação

Referência mundial na área de beleza

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Em 1979, Helio Nakanishi abriu o salão Helio Diff, em Brasília, dando um grande passo para transformar a capital em uma cidade referência na área de beleza. Com 45 anos no mercado, a rede se destaca devido a alta qualidade de seus serviços, profissionais e espaços de atendimento. Atualmente, conta com quatro unidades no Distrito Federal, localizadas no Lago Sul (SHIS QL 08), Liberty Mall, Boulevard Shopping e Terraço Shopping.

Apesar de ser amplamente conhecida pelos brasilienses, poucos sabem como foi o início da marca no Distrito Federal. A história, na verdade, começou há muitos anos, com a vinda da família para Brasília, em 1957. Com a mudança, Helio também veio à região e, após adquirir experiência em outros salões, inaugurou o seu próprio estúdio. 

Em entrevista ao Correio Braziliense, Helio destacou que, desde o início, a empresa buscou se sobressair, inclusive, no investimento para formar mão de obra especializada. Hoje, seguindo os passos da família, Gustavo Nakanishi, sobrinho do fundador, está à frente da marca como CEO. 

“Surgimos com a visão de atender o público mais exigente da cidade de Brasília. Sempre buscamos  oferecer a melhor qualidade, seja em produtos ou serviços. Mas internamente, a visão é mais simplista e ligada ao nosso verdadeiro propósito, que é educar, capacitar e empoderar as pessoas que vêm de uma realidade financeira desafiadora”, conta Gustavo. 

O empresário recorda que, no segmento de beleza, na época em que o salão iniciou as suas atividades, poucas instituições ofertavam formação ou se dispunham a realizar uma inclusão social. Para ele, houve um chamado da família em trazer à população o que sabiam fazer de melhor. Para isso, buscaram expandir os seus conhecimentos por meio da educação com o Beauty Lab, o antigo Instituto Helio.

“Foi uma vontade muito grande de formar e capacitar o maior número de pessoas. Incluir, mudar realidades de vidas, de famílias, oferecendo para o público, em geral, a maior qualidade, com referências internacionais, para oferecer a melhor experiência de beleza dentro do mercado de Brasília”, complementa. 

Novidade com hub de formação 

Em 2024, a rede Helio Diff traz uma novidade para o mercado: o reposicionamento do Instituto Helio. Agora, intitulado como Beauty Lab, o hub de formação e aperfeiçoamento de profissionais para o mercado de beleza, com 25 anos de atuação, busca inovar, ainda mais, o segmento. 

“A gente está aberto para atender todos. Quando tínhamos a academia, chamada Instituto Helio, o referencial era a nossa equipe. Com o Beauty Lab, a gente se abriu 100% para todo o mercado. Hoje, buscamos a evolução de todo o setor”, conta Gustavo.

De acordo com o empresário, o espaço se tornou responsável por promover a formação de profissionais por meio da expertise de grandes nomes da indústria da beleza. Gustavo destaca que, para implementar a iniciativa, a rede compreendeu que, depois da pandemia, a educação havia passado por mudanças. 

“Estavam nascendo diversas iniciativas diferentes por parte de indústrias e empresários do setor da beleza que buscavam uma oportunidade de espaço e aprendizado contínuo. Hoje, o Beauty Lab é esse encontro das maiores metodologias e tecnologias da área com único foco: capacitar, educar e trazer a evolução”, informa. 

Sob a coordenação de Fábio Oliveira, o Beauty Lab busca proporcionar aos alunos uma experiência educacional imersiva, onde eles se deparam com uma mistura de técnica, conhecimento e criatividade. “Aqui, os alunos não só aprendem sobre cortes, colorimetria e modelagem, mas também sobre atendimento ao cliente, movimentos sobre o mercado de beleza e marketing”, informa Fábio.

O coordenador ainda ressalta que investir na formação e no aperfeiçoamento de profissionais para o mercado de beleza é fundamental, pois o setor não é apenas altamente competitivo, mas porque também está em constante evolução. “A excelência técnica, o conhecimento atualizado e a capacidade de inovar são essenciais para quem deseja não apenas ingressar, mas se destacar e fazer seu nome na indústria”, complementa. 

Três perguntas para Gustavo Nakanishi, CEO do Grupo Helio:

Por que o Helio Diff é inovador e diferente do que já existe no mercado de beleza?

Para nós, a inovação não é uma foto no Instagram. A inovação não é um marco. É um constante flow onde a gente precisa navegar todos os dias em tudo que a gente faz: abrir novas questões, novos espaços físicos, espaços de consciência, de reflexão e de aprendizado. É uma energia que pode empoderar todo o tempo. Inovação, para nós, é uma energia contínua. 

Por que investir na formação e aperfeiçoamento de profissionais para o mercado de beleza? 

O mercado da beleza é um dos mais dinâmicos do mundo. Tudo que vem a nível de qualificação e aperfeiçoamento, nada mais é que uma atualização. Hoje em dia é quase impossível você ver um profissional que consegue oferecer uma qualidade diferenciada se ele não estiver atualizado com as melhores metodologias e produtos do mercado. Por isso, acredito que o aperfeiçoamento na área da beleza é uma necessidade, igual beber água ou respirar.

Qual a expectativa para os próximos meses?  

Para 2024 e até para os próximos três anos, a nossa academia [Beauty Lab] juntou um conjunto de especialistas, os melhores do mercado, para trabalhar os três grandes pilares da beleza dessa próxima década, que é o tratamento capilar, a coloração e o corte. Dessa forma, a nossa referência vai ser entregar para o mercado os melhores especialistas destes nichos.