35 anos de moda na capital

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Brasília é sinônimo de criatividade, cultura e muito design. A sua construção, desde o início, foi respaldada por conceitos arquitetônicos e projetos urbanísticos para serem destaque em aspecto mundial. Tal fato gerou frutos: a região, em 1987, foi tombada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)

Em 2024, chegando aos seus 64 anos, neste domingo (21), reviver marcas que ajudaram a construir a identidade da região é um aspecto que auxilia no fortalecimento do empreendedorismo local. No ramo da moda, por exemplo, a Avanzzo é considerada uma das referências brasilienses de grande sucesso. 

Criada em 1989, quase três décadas depois da fundação de Brasília, a Avanzzo busca oferecer tendências e peças versáteis para a mulher moderna e dinâmica que procura estilo, conforto, praticidade e qualidade. Definida pelo estilo casual chic, suas coleções tendem a apresentar cores vibrantes, tendências de malharia, tecido plano e alfaiataria. Além disso, a marca busca trazer, para os moradores da capital, versatilidade nas peças para serem utilizadas no dia a dia. 

Seu início se deu com o casal André e Daniella Naegele. Hoje, seguindo os passos dos seus pais, Vitor Naegele está à frente da empresa. “Neste ano, completamos 35 anos de história. Somos uma marca própria, então, a gente desenvolve e cria todos os produtos que vendemos. São exclusivos, isto significa que não são modelos de multimarca e nem de mix de curadoria de outras marcas”, explica o atual diretor comercial da Avanzzo.

Segunda geração da família na Avanzzo, Vitor atua com a sua mãe. Na prática, enquanto Daniella trabalha com a parte de criação, estilo, desenvolvimento de produto e, também, produção, o diretor é responsável pela parte comercial e administrativa, tocada anteriormente pelo seu pai, André. 

“A gente ainda conta com uma equipe hoje em São Paulo com mais ou menos dez pessoas que cuidam de tudo que é relacionado ao produto”, diz. Atualmente, a empresa conta com cinco lojas em Brasília e uma operação no formato de e-commerce que atende todo o Brasil.

Para Vitor, a Avanzzo apresenta diferenciais no que diz respeito ao mercado da moda. Ele indica que, para oferecer praticidade e qualidade nos seus produtos, é preciso ter um olhar para os seus pilares. “Prezamos, por exemplo, por um produto versátil. Focamos muito na temporalidade dos produtos”, informa.

Outro aspecto que garante destaque da marca em aspecto local está relacionado à experiência que a Avanzzo proporciona nas suas lojas físicas. “Além do ponto de vista arquitetônico, sempre oferecemos um café, espumante, para que as clientes se sintam confortáveis, como se elas estivessem na casa delas. Essa experiência aconchegante de loja faz diferença”, complementa. 

Como diferencial, Vitor ainda pontua que a Avanzzo também é responsável por um atendimento de excelência. “A gente investe bastante em uma equipe qualificada para poder estar prestando todo o conhecimento técnico de moda e todo o suporte necessário para a cliente”, contextualiza. 

Do ponto de vista do produto, o diretor informa que a Avanzzo possui uma demanda grande de produtos voltados para trabalho, para lazer e para uma linha que a marca chama de “cocktail”, voltada a eventos variados, como batizado e ocasiões noturnas. “A gente consegue garantir esses atributos, justamente, tendo todo o controle e a centralização tanto do estilo da parte criativa da Avanzzo como também da parte produtiva com o nosso time interno que é feito em São Paulo”, explica.

Vitor destaca que, diferente de muitas outras marcas de Brasília que compram um produto pronto via multimarca ou que compram um produto acabado, a Avanzzo desenvolve sempre as peças pilotas internamente através das modelistas e pilotistas da empresa. “É aí que a gente consegue, realmente, garantir a nossa modelagem e o nosso padrão de medida. Dessa forma, escolhemos muito bem as cores, os tecidos e as matérias-primas que a gente vai usar para entregar essa qualidade de produto”, comenta.

Uma cidade de cores

Na avaliação de Vitor, Brasília é diferente das demais cidades do país. Para ele, devido a sua arquitetura diferenciada e aspecto de cidade mais baixa, onde o céu se destaca com o seu azul, as roupas dialogam com o que os brasilienses vivenciam no cotidiano. “É uma cidade em que as clientes demandam mais cor do que em outros centros mais corporativos, como São Paulo e Rio DE Janeiro, em que a gente vê muito branco, preto e cinza”, destaca.

Três perguntas para Vitor Naegele, diretor comercial da Avanzzo:

Como é feita a curadoria dos produtos oferecidos na loja? 

A curadoria dos produtos é feita por nós. Além disso, da gente montar toda a coleção e  toda a parte de produção, também cuidamos da parte de visual, merchandising, e mix de produtos dentro das loja.

Como a moda poderia ser definida? ?

A moda, na minha visão, é basicamente uma forma de se expressar e de se comunicar. O que as pessoas escolhem para vestir diz muito sobre elas e sobre o posicionamento que elas querem passar. Também tem muito a ver com autoestima, se sentir bem, se vestir bem, se sentir bonita, então, é muito uma ferramenta de expressão.

Como a marca vê o futuro deste mercado? 

Acho que a moda sempre foi um mercado bastante competitivo. Existem muitas marcas nacionais, algumas internacionais, que estão sempre em Brasília e, também, em outras cidades. Por isso, a gente enxerga que, realmente, é um nicho que deve passar por algumas consolidações de grandes grupos nos próximos anos, mas que o cliente vai continuar valorizando muito qualidade, experiência de consumo e de marca. Nesse contexto, seguimos firmes nos nossos valores, nos nossos princípios, porque é essa constância de entregar bons produtos e boas experiências, repetidas vezes ao longo do tempo, que é o que faz a marca se consolidar cada vez mais.