Crédito: Norton/Divulgação
Os produtos são totalmente diferentes, mas o brilho é o mesmo. Esta sempre foi a meta dos Swarovski, da Áustria, quando compraram a bodega Norton, da Argentina. Cristal e vinho acabaram unidos por uma parceria que deu muito certo a ponto de atravessarem décadas e chegar, no caso argentino, a 130 anos. A Norton foi a primeira vinícola a se estabelecer no coração de Lujan de Cuyo, ao sul do rio Mendoza, onde se erguem os vinhedos plantados pelo engenheiro inglês Edmund James Palmer Norton enviado à Argentina para construir a ferrovia Mendoza-Chile, que atravessa os Andes. Ele se apaixonou por uma mendocina, cujo pai era proprietário das terras e nas quais, depois do casamento, deu início ao vinhedo até fundar a vinícola em 1895.
Esta história foi lembrada esta semana, no restaurante Dom Francisco da Asbac, que guarda uma das adegas mais bombadas da cidade, e foi escolhido pela importadora Porto a Porto para celebrar os 130 anos da Norton, durante almoço, que contou com a presença do embaixador da Argentina, Daniel Raimondi, e a embaixatriz Silvia.
O tempo do vinho
No comando da delegação da bodega veio o enólogo chefe David Bonomi, autor dos célebres Malbecs, “Se algo o vinho nos ensinou é a importância do tempo e da constância. Este ano é muito significativo para a Norton e me orgulha profundamente contribuir com um Malbec especial, concebido para comemorar nosso aniversário”, afirmou o especialista, acompanhado pelo CEO, Tomás Lange.
Trata-se de um Malbec único a partir da colheita seletiva do quartel Nº 3 da Finca Agrelo e se distingue por seu caráter suave, cor profunda e aromas frescos de frutas vermelhas. Colhido à mão e envelhecido por 12 meses em barrica, este vinho não clarificado nem filtrado promete uma evolução excepcional para as aproximadamente 2.000 garrafas magnum.
O Brasil tem sido um importante mercado para o vinho argentino, que disputa com Portugal o segundo lugar, depois do Chile e a vinícola Norton está entre as grifes principais graças ao trabalho da Porto a Porto, que dispõe em seu portfólio além dos grandes tintos também os vinhos brancos. Presente em mais de 72 países, a bodega argentina foi pioneira no cultivo de variedades não tradicionais, como a uva austríaca Grüner Veltliner.
Outro marco da empresa é a atuação na sustentabilidade. Através de iniciativas de impacto social e ambiental, a Norton desenvolve programas de apoio comunitário reforçando seu compromisso com um futuro vitivinícola responsável e inovador.
Além de Brasília, a dupla argentina visitou São Paulo e Rio de Janeiro para apresentar à mídia especializada o exclusivo Malbec comemorativo aos 130 anos da Norton, cujo conceito é um incentivo para o setor e uma inspiração de que “os sonhos levam tempo”.
Premiados pela revista Encontro Gastrô em 39 categorias serão conhecidos na segunda-feira (10)
Restaurantes e bares da cidade preparam menus especiais e presentes para comemorar o Dia dos…
Prêmio Queijo Brasil destaca com medalha de prata produto de leite de cabra feito pela…
Edição de 10 anos do Vinho na Vila reúne mais de 250 rótulos brasileiros no…
Mais de 150 restaurantes da cidade participam do Brasília Restaurant Week, de 30 de julho…
Evento une os vinhos da Porto a Porto e o requinte do Lake's em noite…