Entregar o Prato da Boa Lembrança para quem fosse aos vários restaurantes associados e comesse a iguaria que cada chef desenhava na sua cabeça e depois aplicava na receita foi o grande segredo concebido há mais de três décadas pelo italiano Danio Braga, fundador da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, que atualmente congrega 97 associados no Brasil. Na verdade, a ideia foi trazida da Itália, onde existia com o nome de Associazone del Ristoranti del Buon Ricordo, mas a iniciativa local coube mesmo ao chef e enólogo nascido em Parma, na Emilia Romagna, que escolheu o Brasil para viver.
O projeto, simples e generoso, deu tão certo que se expandiu por quase todas as capitais e cidades turísticas, sendo que no Distrito Federal dele fazem parte meia dúzia de endereços. Entre eles, o Universal Restaurante, que acaba de lançar o prato deste ano tendo como ingrediente principal o french rack ou carrê francês. O corte mais sofisticado do cordeiro não é fácil de encontrar, mas, ainda assim, Estefania Morey, que comanda o restaurante, tomou para si o desafio de apresentar um corte raro que traduzisse a identidade culinária da casa.
Equilíbrio no sabor
“Queríamos um prato que representasse a gastronomia requintada que cultivamos no Universal com ingredientes de personalidade e uma combinação capaz de surpreender o paladar”. Estefania explicou assim o equilíbrio entre o cordeiro, a romã e o gorgonzola.
Criado pelo chef Rogério Evangelista, o prato traz o carrê grelhado finalizado com melado de romã e escoltado por risoto de gorgonzola. Sai por R$ 249. O cliente que degustar a receita leva para casa o prato de cerâmica pintado com desenho alusivo ao ingrediente principal.
Antes de o prato princiál chegar à mesa vale a pena experimentar o carpaccio e as fritas servidos na casa.
Ter a louça em casa é uma paixão que movimenta centenas de colecionadores pelo país afora. O prato muda a cada ano e é feito em Itaipava, na serra fluminense. A iguaria e seu respectivo mimo são oferecidos todos os dias no almoço e jantar no Restaurante Universal, que fica na 210 Sul. Reservas: 3443-2089.
Restaurantes e bares da cidade preparam menus especiais e presentes para comemorar o Dia dos…
Prêmio Queijo Brasil destaca com medalha de prata produto de leite de cabra feito pela…
Edição de 10 anos do Vinho na Vila reúne mais de 250 rótulos brasileiros no…
Mais de 150 restaurantes da cidade participam do Brasília Restaurant Week, de 30 de julho…
Evento une os vinhos da Porto a Porto e o requinte do Lake's em noite…
Festa junina do Boulevard Shopping terá comidas típicas, apresentação de quadrilhas e muito forró