W3 Norte e Sul a saída para a revitalização do Plano Piloto

Publicado em ÍNTEGRA

ARI CUNHA – In memoriam

Visto, lido e ouvido

Desde 1960

com Circe Cunha e Mamfil;

colunadoaricunha@gmail.com;

Facebook.com/vistolidoeouvido

Foto: doc.brazilia.jor.br

Brasília, obviamente não se restringe apenas à área tombada do Plano Piloto. O crescimento vertiginoso nessas últimas décadas transformou, radicalmente, a capital, planejada com cuidados de um relojoeiro pelo urbanista Lúcio Costa, em uma cidade com problemas existentes por todas as capitais do país. De fato, o planejamento urbano, meticuloso e científico cedeu lugar para a ganância nascida da união entre políticos e empreendedores imobiliários. Espoliada e aviltada em seu traçado, a capital de todos os brasileiros é hoje uma metrópole que tomou outro rumo e outro porte, apresentando já sinais de muitos focos de adiantado processo de decadência, principalmente na área central do Plano Piloto.

Chama a atenção, entre esses vários sítios em avançada deterioração, a situação em que se encontram as avenidas W3 Sul e Norte, outrora o principal e mais agitado centro nervoso do comércio da capital. Não é preciso ser especialista em urbanismo para se certificar que grande parte desse processo de envelhecimento precoce e de decadência sofrido pelas áreas centrais da cidade decorrem diretamente de décadas de abandono e de pauperização, sofridas por essas duas artérias que cortam a capital de Norte a Sul numa extensão superior a 12 quilômetros.

Nesse sentido, a revitalização dessa extensa avenida é garantia certa de um renascimento de outras áreas na parte central da cidade, principalmente nos muitos endereços comerciais que circundam a rodoviária central. Implantar entre essas avenidas ligações amplas e seguras para pedestres seria um primeiro passo para transformá-las numa espécie de Champs-Èlysees candanga, com a criação de boulevares iluminados, com transportes leves sobre trilhos percorrendo toda a extensão das duas vias, com várias paradas, o que substituiria os carros.

Também não é necessário ser economista para se certificar que um projeto de renascimento, realizado nessas áreas, traria um considerável incremento na economia da capital, gerando empregos. Até mesmo a revalorização dessa imensa área traria de volta os investimentos privados, fazendo dessas avenidas um novo e amplo point da cidade.

Não há, em qualquer outro ponto da cidade, lugar mais estrategicamente implantado, do ponto de vista comercial, do que as duas W3. Os acessos e as interligações com as demais quadras residenciais e comerciais são diretos. A ligação entre os dois pontos extremos do Plano Piloto é outra vantagem geográfica dessas vias. Não há razões, pois, para protelar mais a revitalização dessas avenidas. Trata-se aqui de uma obra, envolvendo governo e proprietários, em que todos sairiam ganhando, principalmente os moradores da cidade, que hoje são obrigados a pagar por estacionamentos em shoppings monótonos e sem a vivacidade verdadeira das ruas.

O próximo ocupante do Palácio do Buriti que vier a empreender uma significativa, duradoura e profunda revitalização das W3 Norte e Sul estará conferindo, não somente ao Plano Piloto, o lugar de destaque que sempre teve, mas assegurando mais geração de riquezas, em forma de impostos, mais trabalho, mais lazer, mais opções de compras e de negócios, restituindo o ideal dos antigos pioneiros de construir, no Planalto Central do país, uma capital à altura da importância de seu povo.

 

A frase que foi pronunciada:

“Nos seminários de filosofia, a escolha é geralmente entre o bem e o mal. No mundo real, no entanto, a escolha é muitas vezes entre um cara mau e um cara pior ”.

Dinesh D’Souza, cartas para um jovem conservador

 

Charge do Ivan Cabral

Hoje

Cheio de novidades, o Mercadinho do Brasília Shopping promete encantar os clientes. Da música à Oficina Culinária, dos produtos orgânicos às massagens, o dia promete. Atenção: Só até as 16h! Veja a programação no blog do Ari Cunha.

Cartaz: brasiliashopping.com.br

Menos

A liberdade para instalação de uma estátua foi negada por desobedecer aos padrões da região. Trata-se de uma réplica de 35m da Estátua da Liberdade, marca da rede Havan, loja de departamentos que chegou no SIA. O assunto está nas mãos do IPHAN.

Foto: diariodocentrodomundo.com.br

Rede

Hoje mesários preparam as seções para a votação. Essa, definitivamente, é a eleição pelas mídias sociais. Até os cartórios adotaram a facilidade para tirar dúvidas e se comunicar com os voluntários.

Charge do Quinho

Higiene

No Código de Defesa do Consumidor, está determinado que a higienização de carrinhos de compra, mouses e teclados em computadores de acesso público ou em instituições de ensino devem ser higienizados. Falta vistoria.

Foto: g1.globo.com

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

Agora, surgiu a época das cartas anônimas, com ameaças de morte. Mas tomaram o caminho errado, porque Gileno não aceita carta em letra de forma, e sem assinatura, no que faz muito bem. (Publicado em 02.11.1961)

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