Sessenta anos

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada por Ari Cunha (In memoriam)

Desde 1960, com Circe Cunha e Mamfil

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

Instagram.com/vistolidoeouvido

 

 

No dia em que a capital de todos os brasileiros comemora seis décadas de sua inauguração, o mais sensato é deixar um pouco de lado os muitos problemas e descaminhos acumulados ao longo desse tempo e que fizeram com que a cidade, que muitos duvidaram que viesse a vingar, como um bebê prematuro que era, seja homenageada pelos poetas que entenderam o gesto simbólico daqueles que assinalaram um lugar e dele logo tomaram posse.

Para esses primeiros idealistas, cruzar dois eixos em ângulos retos, como o próprio sinal da cruz, foi o início da epopeia. Graças à essas linhas imaginárias, fundaram, no ermo do Planalto Central, uma capital hipotética e que por muito tempo era crível apenas no papel branco, como um poema escrito na forma de desenhos rápidos e rabiscados com versos ligeiros ou hieróglifos de um novo tempo. À semelhança do Livro do Gêneses, no princípio era verbo. E o verbo era sonhar como os poetas.

No princípio, para Vinícius de Moraes, “era o ermo/eram antigas solidões sem mágoa/o altiplano, o infinito descampado/no princípio era o agreste: o céu azul, a terra vermelho-pungente/e o verde do cerrado/eram antigas solidões banhadas/de mansos rios inocentes/por entre as matas recortadas/não havia ninguém. Os urbanistas que à quem a sorte concedeu a ventura de pensar a nova cidade, ergueram nesse sertão histórico o que seria, na visão da escritora Clarice Lispector “o espanto deles”, um espanto que, em seu entendimento, ficaria inexplicado. Um dos mais conhecidos poetas da cidade, pertencente à geração do mimeógrafo, Nicolas Behr, tal como os índios à quem as terras são apossadas por forasteiros, pediu: “enterrem meu coração na areia do parquinho da 415 sul e deixem meu corpo boiando no Paranoá.”

Mesmo a ausência e saudades do mar, de uma civilização que já foi classificada como a de caranguejos, pelo medo que tinha de adentrar o país para além da Serra do Mar, foi deixada de lado, quando os poetas enxergaram no céu singular da cidade, uma espécie de mar aéreo, fluídico e etéreo, com todas as características e desenhos das areias marinhas, banhadas pelo sol poente. O céu de Brasília, “traço do arquiteto” nos versos de Djavan, amainava e servia de inspiração para uma multidão de brasileiros, principalmente aqueles oriundos das grandes metrópoles, onde a arquitetura ciclópica dos arranha céus escondeu o horizonte com edifícios que nada mais são do que gigantes de concreto.

Talvez tenha sido essa a própria intenção do urbanista que desejava misturar arquitetura com poesia, criando obras, em concreto armado que mais se pareciam com as flores do cerrado pela delicadeza e pela surpresa.

 

 

A frase que foi pronunciada:

“As qualidades das pessoas que participaram do projeto e da implantação de Brasília se refletem no projeto da Capital. É necessário registrar outras pessoas importantes nesse processo como Ernesto Silva, Joaquim Cardoso, Israel Pinheiro, Bernardo Sayão que, com muitos outros, colocaram seu talento e trabalho em prol da construção de um futuro que desejavam fecundo.”

Maria Celeste Macedo Dominici, arquiteta que mora em Brasília. Concluiu o pós-doutorado na École Polytechnique de l’Université de Tours.

Foto: Arquivo pessoal/divulgação

 

Véu

Enquanto a pauta Covid-19 fervilha, o Supremo Tribunal Federal pautou a despenalização do aborto para grávidas com o estranho fenômeno, mal explicado, causado pelo outro vírus: o Zika. A ADI 5581 está pautada para o dia 24 de abril, sexta-feira.

Cartaz que circulou pelas redes na semana passada. A ADI 5581 está pautada para o dia 24 de abril, na sexta-feira dessa semana.

 

Parabéns

Emocionante a homenagem da Escola de Música de Brasília à capital. Com a participação dos professores, interpretaram Suíte Brasília, de Renato Vasconcelos.

 

Interesses

A voz da Constituição continua rouca. O direito à vida é uma garantia fundamental prevista no artigo 5º, caput da Constituição Federal Brasileira. Ela garante proteção à vida. Esse direito é inviolável. A Carta Magna não deixa margem à interpretação. Longa vida, vida saudável, vida digna, vida até 3 meses. Trata do direito à vida e diz que é inviolável.

 

História

Tudo começou com uma mentira. Caso Roe versus Wade, onde a mulher disse que foi estuprada e depois confessou que não foi. Mas a tecnologia em 1973 não era capaz de mostrar as imagens de um ser humano em formação. Hoje, a ciência afirma que até dor o feto sente. As cenas são chocantes e essas sim, merecem uma interpretação científica e jurídica honesta da Suprema Corte do Brasil. Veja vídeos sobre o assunto no link The unborn child feels pain.

Foto: thelifeinstitute.net

 

No lixo

Em 2017, um relatório concluído da Controladoria-Geral da União (CGU) apontava 11 Estados e o Distrito Federal como os maiores desperdiçadores de verba pública. Juntos, jogaram remédios fora em 2014 e 2015, levando ao lixo a cifra de R$ 16 milhões. Os medicamentos de alto custo, armazenados pelo SUS, estavam com validade vencida ou foram conservados de forma inapropriada. Hoje, Lorena e Maitê dependem de uma campanha aberta por Cesar Filho, para sobreviverem. Veja a história a seguir.

 

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

A diferença do Distrito Federal para Goiânia é um estímulo ao comércio da capital de Goiás. Para que possamos recomendar a todos que façam suas compras em Brasília, é preciso, também, que o comércio entenda que está explorando. (Publicado em 05/01/1962)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin