Quem quer ser professor?

Publicado em ÍNTEGRA

ARI CUNHA – In memoriam

Visto, lido e ouvido

Desde 1960

com Circe Cunha e Mamfil;

colunadoaricunha@gmail.com;

Facebook.com/vistolidoeouvido

 

Charge do Duke

 

Quando passaram a alardear a narrativa de “herança maldita”, os lulopetistas sabiam exatamente o significado do alcance dessa expressão. Nunca, em tempo algum, essas palavras fizeram tanto sentido como agora. De fato, o que os brasileiros vivenciam é exatamente isso. Recebemos todos, o mais profundo e duradouro legado maldito.

Muitos acreditam que o país levará mais de uma década para se livrar completamente dos estragos provocados por esse conjunto de desgovernança. Para qualquer direção que se olhe, os escombros estão à mostra. Não bastasse a corrupção avassaladora que danificou moral e economicamente o país, os efeitos desse patrimônio negativo se fazem sentir até nos mais elementares aspectos da vida nacional.

Depois que os organismos de análise global passaram a instituir rankings, o Brasil vem ocupando seguidamente as piores colocações. Com isso, ficou impossível esconder da população o resultado da lacuna deixada pelos últimos governos. O mais recente desse ranking, revelado ao público agora, foi feito pela Varkey Foundation, organização voltada para a educação. Há uma forte percepção em nosso país da falta de respeito dos alunos com os mestres, salários vergonhosos e uma carreira pouco segura para os profissionais.

A cada ano, aumentam os relatos de agressões físicas e morais contra os professores. Com isso, aumentam também os casos de doenças psicológicas e físicas entre esses profissionais.

Segundo o documento intitulado Índice global de status de professores de 2018, uma pesquisa feita com a população de 35 países, o Brasil passou a ocupar a última posição no quesito prestígio do magistério.

No Brasil, das mil entrevistas feitas com pessoas entre 16 e 64 anos, apenas 9% dos questionados acreditam que existe respeito e consideração para com os professores. Só 20% das famílias brasileiras encorajariam seus filhos a seguir essa carreira.

Ao atingirem em cheio uma das peças mais importantes para a construção do futuro de uma nação, fica fácil avaliar que o estrago deixado ainda persistirá por muito tempo.

É fácil entender que o quesito respeito aos professores significa estudantes com melhor desempenho e que, portanto, atraídos naturalmente para profissão.

Nos últimos anos a orientação passada às escolas é que os alunos, no geral, têm sempre razão. Dizia o filósofo de Mondubim: “Se crianças não precisassem da orientação de adultos nasceriam como uma manga e cairiam quando amadurecessem.”

Há que se registrar também que as pessoas que desvalorizam o magistério e seus profissionais tomam como base os baixos salários recebidos pela categoria. Assim fica criado um ciclo vicioso onde os professores são desvalorizados porque ganham pouco e ganham pouco porque não são valorizados adequadamente por políticas públicas.

Por outro lado, verifica-se ainda que professores não contam com o apoio das famílias como nos demais países, onde é obrigação que participem efetivamente das atividades escolares dos filhos.

A Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB), promulgada em 1996, passou a recomendar que todos os professores da educação básica tenham formação universitária. Não surpreende que muitas faculdades do país deixaram de oferecer o curso de pedagogia, o que é um indicativo preciso do desprestigio da profissão.

A questão aqui é: haverá futuro para um país cuja população ficou à margem do conhecimento?

 

 

A frase que foi pronunciada:

“Eu divido a Humanidade em duas metades: de um lado os que gostam de mim e concordam comigo. Do outro, os equivocados.”

Ariano Suassuna

Caricatura feita por Olegário Gouveia

Online

Realmente há uma mudança no mundo. As principais livrarias norte americanas preferiram a venda online. Fecharam as portas. A Saraiva, Fnac e Cultura estão indo pelo mesmo caminho.

Unidade da Saraiva. Foto: divulgação.

 

Os melhores

Muita gente não sabe que Samambaia é a maior produtora de técnicos de luz e som das maiores festas do Plano Piloto. Com o desemprego, um vizinho passa a informação da necessidade dessa mão de obra para o outro, ensina a profissão e o resultado é uma cidade repleta de trabalhadores nos pontos de ônibus chegando em casa com o nascer do sol.

 

Puxado

Universidades fazem de tudo para agradar a juventude que acabou de fazer provas do Enem. Jogos eletrônicos, sinucas, tênis de mesa, autoramas, tudo disponível ao final da saga. Mas o resultado não foi o esperado. Depois de horas de prova, a turma preferiu seguir o caminho de casa e descansar.

Charge do Júnior Lima

Amor 9

Comunidade unida é comunidade segura. Esse é o mote da Associação dos Moradores do Trecho 9 do Lago Norte. A comunidade está se mobilizando para plantar quase 300 mudas em áreas verdes. Com o apoio do Administrador do Lago Norte, Marcos Woortmann, e com a diretora do viveiro, Adriana. O evento será no próximo domingo, dia 11/11, data em que se comemora o Dia do Idealista e terá início às 9h, com a presença da equipe da Administração e de seus apoiadores idealistas, dentre eles o Rotary e a OAB Sustentabilidade. Veja as fotos da movimentação no blog do Ari Cunha.

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

Quando o ônibus vai da cidade para a Asa Norte, ao chegar próximo ao primeiro bloco, o motorista para o carro, e espera que todos os passageiros passem pela borboleta. É um capricho que ninguém vence, apesar de ilegal. (Publicado em 04.11.1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin