Quando os alunos superam os professores

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO
Criada por Ari Cunha (In memoriam)

Desde 1960

Com Circe Cunha  e Mamfil

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

Instagram.com/vistolidoeouvido

Charge do Frank

De Norte a Sul do país, o que a população assiste abismada é a progressão do crime organizado com a escalada de delitos de toda a ordem, numa clara demonstração de que esse tipo de banditismo, as funções de cada um, assim como as ações perpetradas, obedecem já a um rigoroso esquema de táticas de guerrilha urbana.

Para os estudiosos desse fenômeno, a origem das organizações criminosas se deu ainda nos anos setenta, quando do encarceramento de bandidos e de membros da guerrilha de esquerda em celas comuns. Dessa convivência, forçada atrás das grades, os criminosos aprenderam, dos presos políticos, noções básicas de guerrilha e de organização e de métodos de grupos para melhor eficácia das ações.

Com esses chamados “subversivos”, os bandidos passaram a aprender as primeiras noções de organização, hierarquia, comando, táticas, transmissão de ordens codificadas, assaltos a bancos com uso de explosivos, assassinatos espetaculosos de altos membros da segurança pública, atentados contra policiais e delegacias, incêndios a coletivos com a intenção de levar pânico e medo à população, entre outras ações.

Com esses presos por crimes políticos, a maioria oriunda das classes médias e altas, com boa formação escolar – sendo que alguns receberam treinamento específico de táticas de guerrilha – os bandidos compreenderam a importância de fortalecimento econômico do grupo através da constituição de um caixa único com o dinheiro proveniente de crimes, bem como a necessidade de aplicá-los no mercado financeiro, além de uma infinidade de outras estratégias visando o crescimento e a sobrevida dessas organizações. E foi o que efetivamente tem sido feito desde então. Logo surgiram, nas duas maiores metrópoles do país, esses grupos de criminosos, que num primeiro momento, agiam, basicamente, nos limites de suas regiões. Com o advento da era da informática, também esses grupos foram beneficiados com a expansão de seus negócios. O contrabando, o tráfico de armas e de drogas levou ainda esses foras da lei a interagir para além das fronteiras do país, formando verdadeiros cartéis do crime organizado, com a divisão dos trabalhos e das funções, assim como a criação e demarcação de territórios para a atuação de cada facção.

O fato é que, desde o retorno da democracia ao país e principalmente nas duas últimas décadas, os diversos governos, tanto federal, como nos estados, não deram a devida importância à formação dessas facções. Somente com os episódios mais recentes em São Paulo e no Espírito Santo, quando esses grupos conseguiram paralisar por completo essas metrópoles, impondo o medo não apenas a população em geral, mas às próprias autoridades, é que o país acordou, de vez, para esse pesadelo.

O mais preocupante agora é que, dado o nível de organização empresarial e técnico alcançado por esses criminosos, nem mesmo com parte de suas lideranças, colocadas em presídios, ditos de alta segurança, o fluxo de comando entre eles foi cessado, pelo contrário, vem crescendo e assustando todos os brasileiros.

O poderio alcançado por essas facções atingiu tamanha proporção que hoje é consenso que o crime organizado se tornou um problema de segurança nacional que pode, inclusive, levar à desestabilização do país. Dessa forma, torna-se imperioso reconhecer que os antigos alunos dos presos políticos, superaram, em muito, seus professores e hoje dão aula de como amedrontar uma nação inteira.

 

A frase que foi pronunciada:

“Um tempo atrás, quando se falava em crime no Brasil, se preocupava com PC Farias. Hoje nos preocupamos com o que o PCC farás.”

Danilo Gentili

Foto: facebook.com/Danilo.Gentili.Oficial

Visto

Mais uma vez o IDECAN, a mais incompetente banca de concursos do país, mostra a que veio. Depois de anular as provas dos Bombeiros, uma delas por que esqueceram as folhas de redação, agora anuncia que o concurso da AGU será anulado porque cadernos de exames não chegaram em algumas partes do país. Milhares de pessoas prejudicadas. Isso é um abuso, um caso clássico de dano moral. Não para a Justiça, que deixa claro não julgar mérito. Pelo desastre de outros processos seletivos, esse Instituto deveria ter todos os direitos cassados.

Foto: Advocacia Geral da União – GNews — Foto: Reprodução GloboNews

Lido

Current Biology é uma respeitada revista científica que abrange todas as áreas da biologia, uma delas a genética. Um grupo de cientistas conseguiu fazer uma análise genética do papagaio comparada com outras aves longevas e identificou vários genes com evidência de pressão seletiva, sugerindo a importância para a longevidade e para a cognição. Este trabalho é produto de uma colaboração de vários laboratórios do Brasil, financiados como uma rede de genômica pelo CNPq-MCT, como parte da rede SISBIO de estudos da biodiversidade, além de alguns laboratórios norte-americanos. Além do alcance científico da pesquisa, a equipe que trabalha nesse projeto comemora o fato de que uma revista científica de impacto internacional, como a Current Biology, venha a publicar sobre uma pesquisa financiada originariamente por uma agência brasileira. A novidade nos foi enviada pelo doutor Claudio Mello, da Universidade de Oregon.

Ouvido

“Quando ela disse que iria visitar o João de Deus por um milagre, eu disse a ela: procure o Deus de João, que Ele sim é confiável!” Conversa na parada, perto do posto de saúde do Paranoá.

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

Agora é que começaram a asfaltar algumas partes do Trecho 2, mas é deplorável, a situação de um modo geral, vivida pelos industriais que fizeram, ali, vultosos investimentos. (Publicado em 07.11.1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin