Escola sem partidarismos

Publicado em ÍNTEGRA

ARI CUNHA – In memoriam

Visto, lido e ouvido

Desde 1960

com Circe Cunha e Mamfil;

colunadoaricunha@gmail.com;

Facebook.com/vistolidoeouvido

Banner: programaescolasempartido.org

Ninguém hoje tem a menor dúvida de que as discussões em torno da chamada Escola sem Partido nasceram no seio da sociedade brasileira, preocupada com disseminação progressiva e insidiosa dos ideais contidos nas cartilhas marxistas, mormente nas orientações de Gramsci, quanto a necessidade de solapar as bases da família tradicional e assim preparar o terreno para a implantação do comunismo.

Transformadas em braços avançados dos partidos de esquerda, nossas escolas vêm sendo, há mais de uma década, utilizadas como sementários para a implantação dessas ideias alienígenas, obsoletas e retrógradas. Um bom exemplo desse trabalho de desestruturação paulatina dos processos de ensino pode ser observado na maioria de nossas universidades públicas. Hoje quem adentra em qualquer um desses estabelecimentos de ensino superior, bancado pelo pobre do contribuinte, nota, de cara, a deterioração não só do ambiente físico, mas se assusta sobretudo com a hostilidade com que as massas estudantis e alguns professores tratam todos aqueles que ousam pensar diferente.

A simples alusão a símbolos nacionais como a bandeira, já é motivo de linchamento moral e físico. O problema maior é que a discussão em torno da Escola sem Partido, uma questão que envolve múltiplos aspectos da complexa ciência da educação, está hoje em mãos de pessoas absolutamente sem o devido preparo para um debate desse nível.

Deixar um debate dessa importância entregue em mãos de políticos, muitos dos quais sub letrados e abduzidos por ideologias, além de perda de tempo, pode resultar em proposições ainda mais esdrúxulas e contrárias ao que realmente deseja a maioria da população.

Trata-se de uma discussão que, em muitos aspectos, avança muito além da realidade da maioria das escolas do país. Falar em Escola sem Partido, quando se sabe que muitos desses estabelecimentos espalhados pelo Brasil não possuem, sequer, paredes, telhado, banheiro e carteiras, é como começar a construção de um alto edifício pela cobertura. Nos vários rankings que avaliam a qualidade do ensino pelo planeta, nos quais o Brasil aparece sempre na lanterna, já está mais do que provado que os problemas que afligem hoje a educação brasileira são de outra natureza, muito mais básicos e urgentes.

O fato concreto é que a sociedade está a exigir correção de rumos. Para isso, os contribuintes já desembolsaram até agora, segundo os números do Impostômetro, aproximadamente R$ 3 trilhões na forma de impostos, tributos e outras taxas.

 

A frase que foi pronunciada:

“Queres conhecer o Inácio, coloca-o num palácio.”

Barão de Itararé (1895-1971)

Imagem: dannybueno.blogspot.com

De olho

Itapoã Parque vai ser o próximo desastre ecológico que o novo governo chama para si. Mais de 12 mil moradias calculadas sem infraestrutura, sem planejamento. Não há estudo de impacto ambiental, o que seria o mínimo a fazer. Os contribuintes vão ficar de olho nos valores pagos, já que as empreiteiras são as únicas que lucram com esse tipo de negócio.

 

IHB

Por falar nisso, o governador Ibanez deve ter cautela em condenar a priori o modelo de gestão adotado no Hospital de Base. O Instituto Hospital de Base ainda não teve tempo suficiente para concluir se a nova forma de administrar é bem sucedida ou não.

Foto: Minervino Junior/CB/D.A Press

Blitz

Vistoriadas várias UPAs pelo Ministério Público do DF. Irregularidades. Falta de materiais mínimos como algodão, roupa hospitalar, banheiros sem manutenção, Raio X com problemas. Não se pronunciaram sobre a presença ou não do corpo funcional elencado na folha de pagamento.

 

Aedes

Estrela dos recursos públicos consegue mobilizar o caixa, liberando R$1,9 bilhão.

 

Prata da Casa

Michelle Bolsonaro, levará para a nova moradia palaciana seu olhar social e solidário. Se conseguir montar uma boa assessoria, poderá deixar um rastro de luz como primeira dama. Nascida na Ceilândia, Michelle é o orgulho dos brasilienses. Até hoje, nenhum conterrâneo da capital ocupou o palácio.

Foto: oglobo.globo.com

Sem comunicação

Problemas com o portal Mais Médicos para quem tentou ocupar a lacuna deixada pelos cubanos. Fora do ar durante grande parte do dia, o sistema impediu novas inscrições.

Imagem: oglobo.globo.com

 

Buracos

Ainda não apareceu melhor fiscal para verificar a qualidade do asfalto colocado em todo o DF. Basta cair a primeira chuva que a prova é feita. Geralmente o resultado é um desastre.

 

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

Pela primeira vez, a imagem da TV Tupi do Rio, em Brasília. É uma vitória dos “Diários Associados”, que inclui o nome de muita gente, e quase dois anos de trabalho. mas como toda batalha tem um general, vamos citar o nome do sr. João Calmon, que acreditou em Brasília desde o início de sua construção, e graças ao seu trabalho nós teremos imagem carioca em Brasília. (Publicado em 05.11.1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin