Água e gasolina

Publicado em ÍNTEGRA

ARI CUNHA

Visto, lido e ouvido

Desde 1960

com Circe Cunha e Mamfil

colunadoaricunha@gmail.com;

Charge: Dálcio Machado
Charge: Dálcio Machado

          Com a amainada na greve dos caminhoneiros, ficam , além dos prejuízos , na casa de centenas de bilhões de reais, segundo estimativas mais realistas, a lição primordial para a população de que, em casos de calamidade pública ou de catástrofes de grande monta, o melhor e mais eficaz é não esperar ajuda alguma das autoridades e muito menos dos grandes empresários.

          A crise mostrou que a população está só e desamparada. A leniência do governo e a ganância dos empresários, remarcando preços de forma criminosa , demonstram o que antigamente se chamava de falta de patriotismo. Se entre nos esse sentimento de pátria anda meio esquecido e confundido com posições políticas extremas, nos Estados Unidos, tomado como referência de democracia para todo o Ocidente é diferente.

         Lá , quando da passagem do furacão Catrina, muitos empresários correram para socorrer a população, colocando seus produtos a venda ou pelo preço de custo, ou abaixo do custo, demonstrando com isso o espírito de solidariedade , comum entre patriotas. Se houve todo esse alvoroço com a falta de combustível, imagine o que pode vir pela frente, quando os brasileiros finalmente se depararem com a  escassez e a falta de água .

         De fato, essa é uma realidade anunciada. O ataque massivo e irracional aos mananciais de água potável pela indústria e pelo agronegócio, tem deixado rastros que a cada ano se faz sentir com mais e mais intensidade. Para piorar uma situação que em muitos lugares já é crítica, como a própria capital do país, mais de 100 milhões de brasileiros não possuem acesso à coleta de esgoto.

         Esse serviço de saneamento só chega efetivamente para 51,92% da população, segundo levantamento feito pelo Instituto Trata Brasil (ITB). Isso significa que a cada ano 5,2 bilhões de metros cúbico são despejados diretamente nos rios, afetando, sobremaneira a qualidade da água. Além disso a água tratada, em condições razoáveis, só alcança pouco mais de 83% dos lares pelo país afora. São mais de 35 milhões de brasileiros sem acesso a água tratada.          A questão do saneamento básico é fundamental para o país, já que ele influi diretamente na questão da saúde da população. Quanto mais esgoto e água não tratada, mais doente e carente se torna a população. Para os políticos, de forma geral, investimentos em saneamento nunca foi uma prioridade, principalmente porque esse tipo de obra fica escondida no subsolo e não é vista pelos eleitores.

         Especialistas afirmam que nossos indicadores de saneamento, se comparados com outros países, ainda são do século 18. Além de afetar a saúde da população, encarecendo os serviços de atendimento médico, a falta de saneamento afeta o meio ambiente e por tabela, muitos outros setores, como é o caso do turismo.

         Indicadores de saneamento básico,indicam que o Brasil é um país pobre, com problemas típicos de país com subdesenvolvimento acentuado. Se for somado a esse grave problema o fato, de que a maioria dos estados e municípios estão em péssima situação financeira, muitos em situação de falência declarada, pode-se deduzir então que, o problema do saneamento básico é um problema que ainda irá requere esforços em pleno século XXI.

A frase que foi pronunciada:

Lição aprendida pelos brasileiros: “em casos de calamidade pública ou de catástrofes de grande monta, o melhor e mais eficaz é não esperar ajuda alguma das autoridades e muito menos dos grandes empresários.”

Força

Lições derivadas da greve dos caminhoneiros não param de vir a tona. O mais sensato é que sejam postas em prática, corrigindo erros. Na área de segurança nacional, fica a constatação de que , mesmo um movimento que parecia sem maior importância e do qual não se conhecida lideranças, foi capaz de paralisar todo o país.

aaaa

Acorda Brasil!

Bastou ao movimento dos caminhoneiros , secionar algumas artérias rodoviárias em pontos específicos, para todo o país deixar de funcionar. Esse fato demonstra que em caso de guerra, bastaria ao inimigo repetir o feito e todo o país se renderia em questões de horas. A continentalidade do país, seu gigantismo é também sua maior debilidade. A falta de alternativas e de modos de transporte também. De fato o Brasil é, pela precariedade de infraestrutura, um país extremamente vulnerável.

 

HISTÓRIA DE BRASÍLIA 

         Tem despertado muita curiosidade, a exposição de aviões promovida pela Aeronáutica, no aeroporto de Brasília. A atração tem sido principalmente para os jovens, que encontram no ar, muitas de suas aspirações.(Publicado em 21.10.1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin