Em cada país, existe um tipo de culinária que é tido como um exemplo, ou uma característica da sua população e para mim o que identifica o brasileiro é o churrasco. Por isso é importante saber os tipos de gado.
Todo mundo tem na família uma pessoa que se diz o melhor churrasqueiro do mundo, e outra que duvida dessa afirmação, mas normalmente, todos têm o seu churrasqueiro em casa.
Em casa sou eu, claro! E isso me faz estar sempre atualizado sobre o tema.
Ao longo das dicas, vou explicar para vocês algumas carnes e formas de se fazer esse prato que identifica o brasileiro e é conhecido e apreciado pelo mundo inteiro.
Os mais conhecidos e divulgados nos mercados são o de origem Zebuína (Nelore), o Angus e a chegada nas boutiques de carne da raça Wagyu.
A raça Zebuina tem origem na Índia e chegou no Brasil para ajudar na interiorização do país.
Por ser um gado extremamente forte e resistente, se mostrou bastante adaptável ao calor e com isso, ajudou na chegada dos bandeirantes ao centro do país.
Enquanto outras raças morreriam com a picada de uma cobra por exemplo, este animal conseguia resistir a muitas adversidades, o que fez com que ocupasse em torno de 80% da produção pecuária do país.
Essa característica foi fundamental para o crescimento da criação dessa raça, porém, pela sua força faz com que a carne não seja tão macia assim.
Por isso, o avança em relação a sua criação, alimentação e cruzamentos tem feito com que essa carne fique cada vez mais saborosa e macia.
Outra raça que tem ganho as prateleiras do mercado em todo país é a raça Angus.
De origem britânica tem se destacado pela maciez e por ter um maior marmoreio, que nada mais é do que uma gordura entremeada na carne.
A criação desse gado também vem crescendo no país e tem tido grande aproveitamento nos pampas da região sul.
Como a sua produção não é tão grande quanto a do Nelore ela acaba saindo um pouco mais cara que a outra, porém, vale a pena investir um pouco mais no seu churrasco.
Outra carne que vai chegar a ao mercado brasiliense este ano, é do gado SENEPOL.
O SENEPOL vem da Ilha de Saint Croix, no Caribe e chegou ao Brasil há mais de 20 anos, principalmente no norte e nordeste do país, sendo hoje a raça que mais cresce em produção.
Uma das melhores qualidades da raça SENEPOL é o seu grau de cisalhamento, que nada mais é do que a maciez da carne independentemente do volume de gordura entremeada, ou seja, mesmo não tendo muita gordura a carne será sempre bem macia.
Quem vai trazer essa iguaria este ano para Brasília é a JK SENEPOL, e como eu já tive a oportunidade de assar essa carne posso lhes garantir que sua chegada será fantástica para nossos churrascos.
Por fim, a raça que tem sido apresentada aos brasilienses é a raça Wagyu. De origem japonesa é conhecida como a raça mais cara do mundo e sua característica principal é o marmoreio.
No Brasil, para diminuir o custo do produto e também garantir a adaptação ao clima quente, alguns cruzamentos têm sido feitos entre as raças Wagyu e Nelore ou Wagyu e Angus, com resultados também satisfatórios.
A Akaushi Brasil é um desses exemplos que está chegando no mercado de Brasília.
Uma pecuária cíclica e harmônica de Wagyu Akaushi no cerrado BR/TO, dentro do conceito “da terra à boca”. Veja a Genética/Carne:
Temos muito assunto ainda sobre tipos de gado, técnicas de cortes, preparo e harmonização para churrasco.
Na nossa linha sobre pratos Italianos, um dos mais famosos e variados sabores: o Risoto!…
Se tem um prato que caiu no gosto do mundo inteiro: nhoque ou em italiano…
Fazer sua própria massa parece difícil, mas acreditem, não é! Vou dar dicas da massa caseira…
Toda Páscoa pensamos em um jeito diferente de como fazer um bom BACALHAU! Dessa vez,…
O Filé Mignon não tem muito segredo, nesse caso a peça estava excelente... Vou dar…
O verão pede receitas leves e práticas. Uma ótima receita de verão é o Salmão…