Fazer a minha receita de Petit Gateau para o próprio chef Jacquin, foi incrível. Tanto pela história, como pelo sucesso dessa sobremesa aqui no Brasil.
Embora muitos já saibam, quem criou o nome Petit Gateau foi o chef Jacquin. Ele sempre conta a história de como trouxe para o Brasil essa incrível sobremesa, tão adorada por todos.
Quando ele veio para o Brasil foi ser chef em um restaurante e preparou a famosa sobremesa. O dono adorou mas disse que não daria certo aqui, pois o brasileiro gosta de fartura na cozinha (isso é verdade!).
Logo, chef Jacquin pensou e achou que não teria como as pessoas não gostarem de um prato tão saboroso apenas pelo tamanho pequeno.
Então veio a ideia do nome criado pelo chef Jacquin: Petit Gateau que significa Bolo Pequeno.
Com isso, o cliente não iria reclamar, pois estaria sendo informado do tamanho da sobremesa.
Primeiramente, convenceu o dono do restaurante dizendo que eles iriam comprar mais de uma sobremesa, já que gostamos de pratos mais fartos.
Hoje todo o mundo come essa preciosidade utilizando o nome que foi dado na sobremesa brasileira.
Algumas pessoas acreditam que seja a palavra francesa mais conhecida no mundo, pelo menos é o que o chef Jacquin gosta de dizer.
Agora que vocês já sabem a origem do nome do prato é importante saber também como ele surgiu: o Petit Gateau nada mais é do que um bolo que não assou direito, ou seja, aquele chocolate mole no centro da sobremesa é a massa meio crua.
Esse é o motivo de você não fazê-lo em tamanho grande, pois vai ficaria crú demais ou assado demais.
Na culinária existe muito disso, coisas que a gente descobre errando ou se aventurando. As tentativas ou falhas na execução de alguns pratos acabam gerando receitas curiosas.
Agora voltando um pouco para minha realidade, não é que o meu Petit Gateau também fez sucesso no programa?
Do mesmo modo, que até o chef Jacquin pediu a receita do Petit Gateau para colocar no livro dele. Afinal, aquilo foi um sinônimo de vitória na competição para mim.
Como sei que vocês também vão gostar, não poderia deixar de compartilhar com todos a minha receita.
Lá em casa nós fazemos sempre a receita dobrada, pois as crianças adoram.
Lembrem-se: não tem como fazer um Petit Gateau grande, usem sempre formas pequenas mesmo.
Como disse o chef Jacquin sobre o meu Petit Gateau, o chocolate tem que brilhar e não ter gosto de farinha.
Quer a receita também, só clicar e se deliciar!