Tranquilidade na incerteza política

Publicado em Economia

PAULO SILVA PINTO

O Banco Votorantim anunciou nesta quinta-feira (09/08) lucro líquido de R$ 511 milhões no primeiro semestre, resultado 87,5% superior ao do mesmo período em 2017. O presidente da instituição financeira, Elcio Jorge dos Santos, explica que isso foi possível com decisões tomadas em 2017 para tornar o Votorantim mais resistente às turbulências da economia brasileira.

 

Despesas administrativa subiram abaixo da inflação. O provisionamento para alguns créditos de recuperação duvidosa dobrou. Isso teve alto um custo, o que também impactou para baixo o desempenho no ano passado, beneficiando a comparação com 2018. “Agora, estamos colhendo os frutos”, diz.

 

Santos espera continuar crescendo, mas não no mesmo ritmo. O Votorantim é forte no financiamento de carros usados, um setor especialmente arriscado. “Mas é exatamente por termos experiência que podemos escolher os melhores clientes”, ressalta.

 

Sobre a incerteza do quadro eleitoral do país, Santos afirma que não ter grande preocupação. “Todos os assessores econômicos dos principais candidatos à Presidência da República concordam que o quadro fiscal é delicado. É consenso de que algo precisa ser feito”, ressalta. Não há, portanto, tendência de estripulias por parte de quem assumir o poder em 2019.

 

Brasília, 20h15min