Mercado está precificando a saúde de Bolsonaro na Bolsa e no dólar

Publicado em Economia

Os investidores não perdem tempo. Desconfiados em relação à saúde do presidente Jair Bolsonaro, que voltou a ter febre e pode estar com pneumonia, eles passaram a precificar esse fato nos preços das ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e nas cotações do dólar.

 

Na visão dos investidores, quanto mais Bolsonaro demorar para se restabelecer, maior será a demora para a definição do projeto sobre a reforma da Previdência Social que será encaminhado ao Congresso. A última palavra será do presidente, como já foi ressaltado diversas vezes.

 

O que mais preocupa os investidores é que, com Bolsonaro impossibilitado de bater o martelo, os ruídos em torno da reforma serão grandes. Desde a semana passada, a equipe econômica e a ala política do Palácio do Planalto vêm batendo cabeça, deixando os donos do dinheiro perdidos.

 

A desconfiança dos investidores em relação à saúde de Bolsonaro se refletiu em alta do dólar, que cravou os R$ 3,72, com valorização de 0,24%. Pouco antes do fechamento, a Bolsa caía 0,55%, para os 94.114 pontos. Na véspera, por conta dos ruídos na Previdência, o Ibovespa, principal índice de lucratividade do pregão paulista, havia desabado quase 4%.

 

Esse comportamento do mercado não surpreende o economista Armando Castelar, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na terça-feira, em seminário no Correio, ele afirmou que qualquer malentendido na Previdência afetaria os preços dos ativos. É o que se está vendo.

 

Brasília, 17h37min

 

 

Foto: Presidência/ Divulgação