Levy nomeia três diretores para o BNDES

Publicado em Economia

O Conselho de Administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou três nomes indicados pelo presidente da instituição, Joaquim Levy, para compor a diretoria do banco.

 

A diretoria Financeira do BNDES será comandada por José Flávio Ramos, ex-diretor executivo do Citibank e CEO do BR Partners. Karla Bertocco Trindade, ex-presidente da Sabesp será responsável pela diretoria de Governos e Infraestrutura. A diretoria Jurídica e de Conformidade (Compliance) ficou com Henrique Bastos Rocha, procurador do Estado do Rio de Janeiro.

 

Logo após a aprovação de sua diretoria, Levy agradeceu os trabalhos prestados pelos ex-diretores Marcelo de Siqueira Freitas, Marcos Ferrari e Carlos Thadeu de Freitas Gomes, pelo empenho e dedicação. Thadeu, por sinal, recebeu um elogio à parte pela longa experiência e dedicação ao serviço público. Ele deve compor o Conselho de Administração do BNDES a partir de março.

 

Veja quem são os novos diretores do BNDES:

 

Karla Bertocco Trindade, diretora de Infraestrutura

Ex-presidente da companhia de saneamento de São Paulo (Sabesp), Karla é graduada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e, em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), de São Paulo. Tem especialização em Direito Administrativo e Setores Regulados, pela Escola de Direito da FGV.

Atuou na criação da Agência Reguladora de Saneamento em Energia do Estado de São Paulo (ARSESP) e foi, posteriormente, nomeada diretora de Relações Institucionais. Também exerceu o cargo de diretora Geral da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP).

Foi subsecretária de Parcerias e Inovação da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, sendo responsável pela condução e modelagem das concessões e PPPs do estado, com destaque para a área de rodovias e mobilidade urbana.

 

José Flávio Ramos, diretor Financeiro

José Flávio foi diretor executivo e tesoureiro do Citibank na Colômbia (1998 – 2001) e no Brasil (2001 – 2008). Entre 2012 e 2016, atuou como sócio sênior e CEO do BR Partners Banco de Investimento S/A. No mesmo ano (2016), participou da fundação da Ulbrex Capital, gestora dedicada ao mercado imobiliário.

De 2002 a 2004, foi diretor da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Na sequência, integrou o Conselho de Administração da BM&F BOVESPA até 2007. Durante cinco anos (2009 a 2016), exerceu os cargos de presidente, vice-presidente e membro do Conselho de Administração da BR Properties S/A.

 

Henrique Bastos Rocha, diretor de Compliance

Formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Henrique tem MBA em Finanças e Gestão de Negócios pelo IBMEC, é mestre em Direito Empresarial pela Universidade Cândido Mendes (Ucam) e, atualmente, cursa doutorado em Ciências Jurídico-Politicas pela Universidade de Lisboa.

Ele iniciou sua carreira como advogado do BNDES, em 1998. Desde 2000, é procurador do Estado do Rio de Janeiro, tendo atuado como subprocurador Geral do Estado e diretor Jurídico da Agência de Fomento do Rio de Janeiro (AgeRio).