Ibovespa cai puxado por Petrobras, que abre o dia em queda

Publicado em Economia

THAÍS MOURA

 

Um dia após o governo anunciar a intenção de privatizar várias estatais, incluindo a Petrobras, uma das jóias da coroa, as ações da petrolífera começaram a manhã em queda, puxando o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) para baixo nesta quinta-feira (22/08). O Ibovespa, principal indicador da bolsa, perdeu força e, por volta das 12h30, escorregava 0,66%.

 

As ações da Petrobras, uma das mais negociadas na B3, subiram fortemente ontem em meio às notícias da privatização. As preferenciais (PNs, sem direito a voto) fecharam com alta de 5,95%, e as ações ordinárias (ONs, com direito a voto) subiram 5,32%. Porém, até meio-dia de hoje, as mesmas ações voltaram a cair, respectivamente, 1,02% e 1,08%. Ainda não há uma certeza se a privatização da companhia vai acontecer.  Contudo, há uma expectativa de analistas que os papéis da estatal podem dobrar de valor se a empresa for mesmo vendida.

 

Na contramão, os as ações da Eletrobras continuaram subindo. A estatal de energia tem a sua capitalização prevista desde o governo Michel Temer e foi incluída na lista do pacote de futuras privatizações do governo Jair Bolsonaro, ontem, registraram ganhos de mais de 12% nas ações ordinárias, e de 11,8% nas preferenciais. Hoje, as ações da empresa começaram o dia com alta de 1,87% (nas ações preferenciais) e 1,60% (nas ordinárias).

 

Ontem, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, confirmou que o governo deve realizar estudos objetivos para analisar a possibilidade de privatização da Petrobras. A ideia conta com apoio do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente da estatal, Roberto Castello Branco. Porém, a iniciativa encontra resistência no Ministério de Minas e Energia, ao qual a petroleira está associada, já que o ministério é contra a ideia de se desfazer completamente da empresa.

 

Sobre a privatização da petroleira, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse ontem que o governo está “indo passo a passo”. “A holding é gigantesca. O ministro de Minas e Energia (Bento Albuquerque) vem conduzindo um processo adequado, com estudos de profundidade mais seguros”, afirmou. “Nós também temos de lembrar que a Petrobras é muito importante no contexto mundial. Sofreu um saque inominável em interesses escusos e vem sofrendo processo de recuperação e reorganização. Ainda temos muito a fazer antes de poder trazer todas as áreas de atuação para dentro do processo.”

 

Entre as 16 estatais que serão privatizadas, conforme o anúncio do governo, estão empresas como Correios, Telebras e Serpro. Das 16, oito já estavam na lista, como a Casa da Moeda, Lotex, Trensurb e Eletrobras, cuja privatização ainda precisa ser aprovada pelo Congresso. A única ausência da lista prevista foi a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Confira a lista completa:

 

» Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF);
» Empresa Gestora de Ativos (Emgea);
» Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro);
» Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev);
» Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp);
» Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec);
» Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp);
» Telecomunicações Brasileiras S/A (Telebrás);
» Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos;
» Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex);
» Eletrobras;
» Casa da Moeda;
» Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasaminas);
» Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU);
» Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb);
» Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).