Everardo Maciel: se governo do DF não aprovar mudança na Previdência, dará calote

Publicado em Economia

A situação do caixa do governo do Distrito Federal é dramática. Na avaliação de Everardo Maciel, ex-secretário de Fazenda do DF e ex-secretário da Receita Federal, se a Câmara Distrital não aprovar mudanças no sistema de Previdência local, chegará um momento em que o Governo do DF dará calote em aposentados e pensionistas. “Isso já aconteceu no Rio de Janeiro. E a situação pode se repetir em várias unidades da Federal, inclusive no DF”, diz, em entrevista ao programa CB.Poder, uma parceria do Correio Braziliense com a Tevê Brasília.

 

Para Maciel, a máquina do governo distrital cresceu demais e hoje não cabe mais no Orçamento. Ele conta que ajudou na criação do Fundo Constitucional do DF, instituído em 2002, por meio do qual a União passou a bancar despesas com saúde, educação e segurança. Hoje, no entanto, há desvios de recursos para outras finalidades, resultado do inchaço do governo local e de aumentos exagerados de salários. “A situação do DF, em termos administrativos, está um horror. A cidade está um lixo”, afirma. “E mais: a máquina do Distrito Federal cara e ineficiente.”

 

 

Na visão do ex-secretário, um dos mais renomados tributaristas do país, a mudança no sistema de previdência do DF será apenas o início de uma reforma mais profunda. Ele ressalta que nem mesmo a economia de R$ 170 milhões por mês prevista pelo governador Rodrigo Rollemberg será suficiente para pôr as contas em dia, pois o desequilíbrio fiscal é enorme.

 

Maciel destaca, ainda, que a a reforma da Previdência não é uma questão local ou nacional. “É mundial”, frisa. Diante da mudança na demografia, com o rápido envelhecimento da população, todos os países estão sendo obrigados a promoverem ajustes em seus regimes de aposentadoria. Para ele, quanto mais o Brasil demorar para promover alterações no sistema, mais pesada será a conta paga pela sociedade.

 

 

A reação contrária às mudanças, segundo o ex-secretário, é natural. Mas, no Brasil, a gritaria é liderada pelas corporações, por grupos de privilegiados, uma vez que a grande maioria dos trabalhadores já se aposenta por idade e recebendo salário mínimo. Esses grupos de privilegiados acabam manipulando as massas.

 

No entender de Maciel, a tramitação do projeto de reforma da Previdência foi atropelada pela onda de denuncismo que tomou conta do país. Até 17 de maio, quando as delações dos irmãos Joesley e Wesley Batista, do grupo JBS, se tornaram públicas e envolveram o presidente Michel Temer, o Palácio do Planalto tinha votos suficientes para aprovar a proposta. Desde então, não conseguiu reconstruir o apoio ao projeto e a tendência é de a reforma ficar para o próximo governo.

 

Brasília, 15h28min