Energia dá alívio à inflação

Publicado em Economia, Sem categoria

POR SIMONE KAFRUNI

 

Com a redução de 8,10% das tarifas da Eletropaulo, autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), especialistas calculam que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) poderá ter alívio de 0,6 a 0,8 ponto na inflação de julho.

 

Segundo Juliano Ferreira, economista-chefe da Corretora Icap, o mercado não estava esperando esse benefício nas tarifas da Eletropaulo. “Isso fez os economistas revisarem projeções de inflação para julho, que têm variado entre 0,35% e 0,45%. As estimativas mais altas incorporam pressão maior dos preços dos alimentos”, explica.

 

Para Ferreira, não será surpresa se a Icap reduzir novamente sua projeção de inflação. “De qualquer foram, acho pouco provável mudarmos para algo abaixo de 0,4%. Alimentos no atacado, ponto ressaltado no Relatório Trimestral de Inflação do Banco Central, nos preocupa bastante”, afirma.
Para o sócio-diretor da Méthode Consultoria, Adriano Gomes, o efeito da redução das tarifas de energia da Eletropaulo não é imediato, mas é significativo, devido ao peso que São Paulo tem no cálculo do IPCA. “Quando a tarifa sobe, o repasse é instantâneo, mas, quando há redução, leva uns 90 dias. Por outro lado, energia é um dos elementos de maior custo das empresas e a queda colabora para minimizar os gastos, refletindo em preços de produtos e serviços”, destaca.

 

As tarifas cobradas das indústrias atendidas pela Eletropaulo terão a maior queda, de 9,74%, a partir de 4 de julho. A distribuidora atende 6,9 milhões de unidades na região metropolitana de São Paulo, inclusive a capital. Para a baixa tensão, ou seja, consumidores residenciais e comerciais, o recuo será de 7,30%. Para o consumidor de baixa renda, a conta de luz  ficará 7,27% mais barata.

 

Brasília, 11h20min