Empresas aéreas proíbem que os aparelhos Samsung Galaxy Note 7 fiquem ligados no avião por risco de incêndio e de explosão

Publicado em Economia

Quem voar pelas empresas aéreas brasileiras vai se assustar com um aviso enfático dado pelos comissários de bordo. Os aparelhos de telefone celular Samsung Galaxy Note 7, o mais moderno da empresa, estão proibidos de permanecerem ligados dentro das aeronaves, mesmo que em modo avião. Motivo: elevado risco de incêndio e de explosão.

 

A proibição foi determinada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) há pouco mais de uma semana. O órgão regulador e fiscalizador decidiu seguir as regras que estão sendo tomadas em todo o mundo por questão de segurança. A determinação inclui, inclusive, a proibição de carregar o aparelho em malas que são despachadas.

 

A decisão das empresas aéreas foi tomada depois de a Samsung admitir um problema grave na bateria do telefone, que exigiu um recall mundial. Há casos de ferimento com o telefone em várias partes do mundo. A empresa coreana assumiu que, até 1º de setembro último, foram constatados 35 explosões e incêndios envolvendo o aparelho.

 

Veja o que diz a íntegra da recomendação da Anac às empresas aéreas:

 

“A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) encaminhou no dia 12 de setembro aos operadores de transporte aéreo do país recomendação quanto ao uso e ao transporte do smartphone Galaxy Note 7 em aeronaves.

Devido a diversos incidentes causados pelas baterias de íons de lítio do modelo da Samsung, em diferentes lugares do mundo, a agência orientou que as empresas aéreas alertem os passageiros quanto aos riscos no transporte do aparelho nas aeronaves.

A Anac sugere que passageiros e tripulantes não liguem nem recarreguem esse modelo dentro de suas aeronaves, até que a substituição dos modelos defeituosos seja realizada pela fabricante. A recomendação sugere, ainda, que o modelo Note 7 da Samsung não seja transportado por passageiros ou tripulantes em bagagens despachadas, mas somente em bagagem de mão e desligado.

Na semana passada, os problemas causados pela bateria do smartphone Galaxy Note 7 levaram à autoridade de aviação civil dos Estados Unidos (Federal Aviation Administration – FAA) a alertar as companhias aéreas daquele país quanto aos cuidados no transporte e utilização do aparelho dentro das aeronaves.”

 

Brasília, 13h29min