Até íris será usada para confirmar compras sem cartão

Publicado em Economia

POR ANTONIO TEMÓTEO

A Visa quer mudar o forma com que os consumidores pagam suas compras. O cartão de plástico, para alguns, ficará no passado, apontam executivos da empresa. Além de usar o celular para acertar a conta do restaurante, por meio do Samsung Pay, os brasileiros já podem usar um relógio desenvolvido em parceria com a Swacht e com a Brasil Pré-pagos.

Mas as novidades não param por ai. Outros dois dispositivos para pagamento sem contato estão em teste durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro: uma pulseira, desenvolvida em parceria com o Bradesco, e um anel que é usado por atletas patrocinados pela companhia. Todos os aparelhos são pré-pagos e carregados pela internet.

O presidente da Visa na América Latina, Eduardo Coello, explica que as ferramentas para pagamento eletrônico sem contato chegarão ao Brasil à medida que os clientes tiveram interesse em oferecê-las aos consumidores. Atualmente, 2,5 milhões de máquinas em todo o Brasil têm a tecnologia necessária para que o cliente faça o pagamento sem cartão.

No Japão, clientes da Visa já fazem pagamentos por meio do reconhecimento da íris. Na Africa do Sul, a digital é usada para liberar as transações. E, nos Estados Unidos, uma maquina faz a leitura de quatro dedos da mão e a compra é realizada. “Os brasileiros gostam de novas tecnologias e, com a demanda dos clientes, vamos oferecer os produtos”, diz Coello.