Abrapp estima que setor terá 15,3 milhões de participantes até 2036

Publicado em Economia

POR ANTONIO TEMÓTEO

 

O total de participantes dos fundos de pensão deve sextuplicar nos próximos 20 anos, estima a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). Os executivos do setor apostam que o crescimento do setor será impulsionado pela criação de planos instituídos, criados por associações de classe em que não há contribuição de patrocinadores.

 

Pelas projeções da entidade, 6,6 milhões de pessoas têm potencial para ingressar no sistema, por meio dos planos instituídos. Além disso, o setor aposta que 2,7 milhões de servidores públicos federais, estaduais e municipais podem aderir a planos de benefícios criados pelos entes da federação ou por meio da Funpresp.

 

O governo federal enviou ao Congresso Nacional na semana passada um projeto de lei que autoriza a Funpresp a administrar planos de benefícios para servidores de todos os Poderes de estados e municípios. A Abrapp ainda estima que 3 milhões de trabalhadores do setor privado podem aderir a planos de benefícios.

 

Além desses grupos, 500 mil empregados de empresas que possuem fundos de pensão e não são participantes de planos de benefícios podem entrar no sistema. O ingresso de todos esses trabalhadores levaria o patrimônio dos fundos de pensão a R$ 2,1 trilhões, o equivalente a 21,4% do Produto Interno Bruto (PIB).