38% dos usuários de cartão têm limite de crédito ampliado sem solicitar

Publicado em Economia

HAMILTON FERRARI

Um estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que, nos últimos 12 meses, 38% dos usuários de cartão de crédito receberam alguma oferta de aumento do limite sem que tenham solicitado ao banco ou instituição financeira.

Mais da metade 53% achou a proposta para aumentar o valor do cartão de crédito interessante. Outros 21% contestaram a oferta porque não viam necessidade no uso.

 

O mesmo ocorreu com usuários de outras modalidades, que tiveram aumento do limite de empréstimos e de crédito pré-aprovado (34%), aumento do limite de cartão de lojas (28%) e expansão do limite disponível no cheque especial (24%).

 

Para o educador financeiro da SPC Brasil, José Vignoli, o crédito fácil pode ser uma armadilha para o consumidor, caso não seja utilizado de forma prudente e em casos pontuais. “Mesmo que a oferta seja atrativa, vale considerar as condições e as reais necessidades de contratar o crédito. O risco de receber uma oferta espontânea de ampliação de crédito é ter a falsa impressão de que sua renda e seu poder de compra se tornaram maiores de uma hora para outra, levando a gastos que ultrapassem o limite orçamentário”, afirma Vignoli.

 

O cartão de crédito foi a modalidade que mais deixou o consumidor brasileiro com o nome sujo nos últimos 12 meses, com 46% de incidência. O crediário fica em segundo lugar com 44% de citações, acompanhado do crediário (44%), financiamento (39%) e empréstimo (36%).

 

Para o educador financeiro José Vignoli, é preciso entender o perfil de cada modalidade antes de sua utilização. “No caso do cartão de crédito, pagar a fatura mínima e entrar no crédito rotativo pode fazer com que a dívida cresça rapidamente. Já no crediário também pode haver cobrança de juros e tarifas embutidas nas parcelas. Por isso, é importante o consumidor avaliar o custo final nas compras parceladas no crediário e sua capacidade de pagamento”.

 

Novo cartão

 

Ao serem abordados por bancos e financeiras com a oferta de um novo cartão de crédito, 43% dos consumidores recusam a proposta de imediato. Por outro lado, 44% tendem a aceitar, desde que vejam necessidade em seu uso (31%) ou não haja cobrança de anuidade (9%).

 

Já 4% acabam aceitando o cartão sem qualquer tipo de avaliação prévia, independentemente das condições ofertadas. Apenas 8% dos entrevistados nunca receberam esse tipo de abordagem.

 

Brasília, 12h49min