BC irá atuar para manter condições adequadas de mercado, diz Ilan Goldfajn

Publicado em Economia

POR ANTONIO TEMÓTEO

Diante da forte elevação no preço do dólar, o presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, foi obrigado a fugir do seu estilo tradicional de poucas palavras e afirmou que a autoridade monetária continua monitorando os mercados. ” Alguma flutuação é normal. Caso seja necessário, o BC irá atuar para manter as condições adequadas nos mercados”, diz.

Ele destaca que o BC ajuda o mercado quando suspende os leilões de swap cambial para não adicionar ainda mais pressão de alta no preço do dólar. “A ideia sempre foi reduzir o estoque de swaps apenas quando as condições permitirem. O estoque de swaps está hoje no patamar de US$ 24 bilhões, um patamar confortável que nos permite reduzir apenas quando as condições existirem e a gente desejar”, destaca.

Goldfajn ainda explica que a volatilidade nos mercados dá um senso de que de fato essa janela de oportunidade, definida por ele como interregno benigno, tem de ser utilizada. “Isso dá a sensação de que temos de avançar nas reformas. O espaço ainda existe e temos de trabalhar”, finaliza.