Meninos do ninho Média de gol: Vinicius Junior 0,20 x 0,42 Reinier. Fotos: Flamengo Média de gols de Reinier no time profissional do Flamengo é o dobro do registrado por Vinicius Júnior

Vinicius Junior ou Reinier: quem tem a melhor média de gol em partidas oficiais pelo Flamengo?

Publicado em Esporte

Talismã do Flamengo na primeira temporada como jogador profissional, o meia brasiliense Reinier tem números superiores ao de Vinicius Junior no Flamengo. Negociado por 45 milhões de euros com o Real Madrid em julho de 2018, o atacante deixou o clube carioca com 14 gols em 69 jogos — média de 0,20 por partida. O herói da vitória de virada sobre o Fortaleza por 2 x 1 nesta quarta-feira, na Arena Castelão, ostenta três bolas na rede em sete exibições na equipe principal (0,42), ou seja, o dobro do ex-colega das divisões de base.

Com multa rescisória estipulada em 70 milhões de euros, Reinier vai colecionando gols nas arenas construídas para a Copa de 2014. Marcou no Mané Garrincha na vitória por 2 x 0 sobre o Avaí; balançou a rede no triunfo por 3 x 1 sobre o Atlético-MG na semana passada, no Maracanã; e decretou a virada contra o Fortaleza na Arena Castelão. O próximo desafio é fazer o primeiro gol em um clássico. O Flamengo enfrenta o Fluminense no domingo pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Há pequenas semelhanças no aproveitamento de Vinicius Junior e de Reinier. Ambos começaram a ganhar moral sob a batuta de treinadores estrangeiros. Zé Ricardo foi o primeiro a dar moral ao moleque, o primeiro gol pelo time profissional saiu sob o comando de Jayme de Almeida contra o Palestino pela Copa Sul-Americana, mas ele começou a se fimar após a chegada do treinador colombiano Reinaldo Rueda. Saiu de campo como herói da vitória por 2 x 0 sobre o Atlético-GO no Brasileirão ao marcar os gols do triunfo.

Ao contrário de Reinier, Vinicius Junior tentava conquistar espaço em um Flamengo que, na época, tentava voltar aos trilhos depois da queda de Zé Ricardo e a contratação de Reinaldo Rueda. O meia brasiliense de 17 anos tem melhor sorte. Ganha espaço em um time com padrão tático, à imagem e semelhança do seu treinador, Jorge Jesus. Versátil, Reinier sabe o que fazer quando é acionado pelo português para jogar aberto pelas pontas, centralizado ou até mesmo no papel de falso centroavante, como no gol oportunista contra o Fortaleza.

Vinicius Junior e Reinier era duas das principais apostas da Seleção para as edições de 2017 e 2019 do Mundial Sub-17 na Índia e no Brasil, respectivamente, mas ficaram fora do torneio porque se tornaram imprescindíveis para a temporada do Flamengo. Depois do vice na Copa do Brasil, Reinaldo Rueda apostou em Vinicius na reta final do Brasileirão e da Copa Sul-Americana. Jorge Jesus usa Reinier nas ausências de Arrascaeta, Everton Ribeiro, Diego, Bruno Henrique, Vitinho e até de Gabigol quando é necessário.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/