Renato Abreu Meia de 37 anos estuda propostas do futebol candango

Alvo de clubes do Distrito Federal, “urubu-rei” pode ser uma das atrações do Campeonato Candango 2016

Publicado em Sem categoria

Desempregado há dois anos, Carlos Renato de Abreu — o Renato Abreu — tem propostas de clubes do Distrito Federal e pode ser uma das atrações do Campeonato Candango em 2016. Dispensado do Flamengo em 2013 pelo técnico Jorginho, atual comandante do Vasco, e sem jogar uma partida oficial desde 1° de dezembro de 2013, quando defendia o Santos, o meia de 37 anos não se considera um jogador aposentado e pretende voltar a campo no ano que vem.

Uma fonte próxima de Renato Abreu disse ao blog que ao menos três times da cidade fizeram sondagens ao jogador. Um amigo de Renato Abreu, que ficou marcado no clube por comemorar gols e títulos usando uma máscara do Urubu, diz que Renato Abreu está inclinado a aceitar a oferta do Brasília e teria até estipulado um prazo para comunicar a sua decisão ao presidente do clube, Luis Felipe Belmonte. A isca para a vinda de Renato Abreu é o diretor Executivo Leandro Rodrigues, conhecido de Renato Abreu dos tempos de Flamengo.

O blog entrou em contato com Renato Abreu. Por telefone, o jogador disse que realmente está disposto a retomar a carreira, tem se cuidado para isso e no momento avalia propostas. “Eu tenho sondagens daí, sim, mas prefiro não dizer no momento se vou ou não para esse ou aquele clube. É uma decisão difícil, pessoal, e quero tomá-la da forma mais tranquila possível, sem fechar portas em nenhum lugar”, disse Renato Abreu. “Não é a primeira vez que me ligam daí (de Brasília). No início do ano, em janeiro, eu também recebi telefonemas. Estou descansando com a família e só estarei no Rio, onde moro, na semana que vem, quando eu espero realmente tomar algumas decisões”, encerrou Renato Abreu.

Neste ano, o Brasiliense, patrocinado pelo ex-senador Luiz Estevão, tentou contratar o meia Renato Abreu. No entanto, o jogador apresentou uma contraproposta pedindo salário de R$ 100 mil e a negociação foi encerrada. O valor também pode ser um empecilho nas novas sondagens de clubes do DF, entre elas, do Brasília.

No período em que está parado depois das passagens por Flamengo e Santos, Renato Abreu chegou a sofrer depressão. Ficou dois meses trancado em casa. Quando melhorou com a ajuda da mulher e das filhas, passou a investir em cursos de gestão e começou a preparar a cabeça para a aposentadoria.

O caso de amor com o Flamengo terminou em junho de 2013. A atual diretoria alegou que o meia havia cometido uma “infração grave”. Outro argumento para a dispensa teria sido uma suposta má vontade de Renato Abreu com o técnico Jorginho, um dos responsáveis pela sua dispensa.  A relação entre o Flamengo e Renato Abreu foi parar na Justiça. As duas partes entraram em um acordo para o pagamento das dívidas.  Com passagem pela Seleção Brasileira, Renato Abreu foi convocado em 2011 pelo técnico Mano Menezes para o Superclássico das Américas contra a Argentina. Pelo Flamengo, fez 271 jogos e marcou 73 gols. Defendeu o clube de 2005 a 2007 e depois de 2010 a 2013. Conquistou a Copa do Brasil em 2006 e faturou dois Cariocas em 2007 e em 2011.