Tabarez tecnico Tabárez supera escassez de títulos, idade, doença e até freguesia contra o Brasil. Foto: Emmanuel Dunand/AFP Tabárez supera escassez de títulos, idade, doença e até freguesia contra o Brasil.

Brasil x Uruguai: Seleção teve cinco técnicos em 12 anos de era Óscar Tabárez

Publicado em Esporte

A CBF recebeu elogios por manter o técnico Tite depois da eliminação nas quartas de final contra a Bélgica, mas quem merece aplausos de pé é a Associação Uruguaia de Futebol (AUF). Oscar Washington Tabárez comanda a esquadra celeste, adversária do Brasil no amistoso desta sexta, em Londres, desde 2006. Lá se vão 12 anos. Para se ter uma ideia, nesse período, a Seleção teve cinco treinadores: Dunga, Mano Menezes, Luiz Felipe Scolari, Dunga novamente e Tite, responsável por escalar o time, hoje, no Emirates Stadium. Tá achando muito? A Argentina está no oitavo técnico e a Itália, no sétimo!

A manutenção de Tabárez no cargo quebra teorias e preconceitos. Uma delas, a de que técnico vive de resultados. O Uruguai conquistou apenas um título sob a batuta dele: a Copa América de 2011, na Argentina. Quebrou tabu de 16 anos. A última conquista havia sido em casa, na edição de 1995 do torneio continental. Em 2010, levou o país às semifinais da Copa da África do Sul. Caiu nas oitavas em 2014 contra a Colômbia e nas quartas em 2018 no duelo com a França.

Se treinador vive de resultado, o retrospecto contra o Brasil já seria suficiente para ele ter sido demitido. Tabárez enfrentou a Seleção seis vezes na segunda passagem pelo cargo e não venceu o arquirrival: quatro derrotas e dois empates. Dois resultados foram desmoralizantes, ou seja, dignos de demissão. Em 2007, perdeu por 4 x 0 para Dunga, no Estádio Centenário, em Montevidéu. No ano passado, tomou uma virada de 4 x 1 novamente em casa, em um confronto com Tite. Os dois duelos foram oficiais, pelas Eliminatórias da Copa. Ele também duelou com o Brasil na Copa América de 1989. Perdeu o título por 1 x 0, no Maracanã. Ou seja, o maestro da orquestra uruguaia jamais derrotou a Seleção na vida.

 

Tabárez contra o Brasil

16/06/1989 - Brasil 1 x 0 Uruguai (Copa América)

10/07/2007 - Brasil 2 x 2 Uruguai (Copa América)

21/11/2007 - Brasil 2 x 1 Uruguai (Eliminatórias)

06/06/2009 - Uruguai 0 x 4 Brasil (Eliminatórias)

26/06/2013 - Brasil 2 x 1 Uruguai (Copa das Confederações)

25/03/2016 - Brasil 2 x 2 Uruguai (Eliminatórias)

24/03/2017 - Uruguai 1 x 4 Brasil (Eliminatórias)

 

Outro parâmetro estabelecido para a manutenção de um técnico é a idade. Tabárez tem 71. Nem por isso pode ser chamado de desatualizado. O Uruguai não é mais nem menos moderno do que, por exemplo, o Brasil de Tite, adversário de hoje. É tão competitivo quanto. Por sinal, a seleção celeste terminou a Copa na frente da Seleção, em quinto lugar.

Nem mesmo a doença fez a AUF abrir mão de Tabárez. O técnico sofre de uma enfermidade neurológica diagnostica há dois anos. A síndrome de Guillain-Barré afeta os nervos periféricos dele. Mas isso não o impede de trabalhar. Comanda treinos e jogos apoiado em muletas.

Entre as seleções campeãs do mundo, somente a Alemanha tem o mesmo técnico há 12 anos. Joachim Low conquistou a Copa de 2014 no Brasil, a Copa das Confederações de 2017, amargou fiascos na Eurocopa e no Mundial ao voltar para casa neste ano na fase de grupos, pode ser rebaixado para a segunda divisão da Liga das Nações nesta data Fifa, mas segue firme no cargo. Portanto, menos empolgação com a generosidade da CBF. Uruguaios e alemães, sim, estão de parabéns!

 

CAMPEÃS MUNDIAIS

Quantos técnicos cada seleção teve na era Óscar Washington Tabárez

 

Alemanha

Joachim Low

 

França

Raymond Domenech → Laurent Blanc → Didier Deschamps

 

Brasil

Dunga → Mano Menezes → Luiz Felipe Scolari → Dunga → Tite

 

Espanha

Luis Aragonés → Vicente del Bosque → Julen Lopetegui → Fernando Hierro → Luis Enrique

 

Inglaterra

Steve McClaren → Fabio Capello → Stuart Peace (interino) → Roy Hodgson → Sam Allardyce → Gareth Southgate

 

Itália

Roberto Donadoni → Marcello Lippi → Cesare Prandelli → Antonio Conte → Gian Piero Ventura → Luigi Di Biagio → Roberto Mancini

 

Argentina

Alfio Basile → Diego Maradona → Sergio Batista → Alejandro Sabella → Gerardo Martino → Edgardo Bauza → Jorge Sampaoli → Lionel Scaloni (interino)