Salvo pelo gongo, Brasília inscreve jogadores na Conmebol a tempo de evitar um vexame internacional na Copa Sul-Americana

Publicado em Sem categoria
A estreia do primeiro clube do Distrito Federal em um torneio internacional, nesta terça-feira, às 21h15, no Bezerrão, esteve por um triz de se tornar mais um vexame do futebol candango. Uma fonte da CBF contou ao blog que até o início da noite de segunda-feira (17), o Brasília não havia inscrito os jogadores no aplicativo Comet, da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Um funcionário da entidade máxima do futebol brasileiro notou o “esquecimento”, acionou a diretoria colorada e deu início a uma correria para o cumprimento do que simplesmente está determinado no artigo 10 do regulamento da Copa Sul-Americana. O Brasília escapou inclusive de pagar multa de US$ 10 mil.
O artigo 10 do regulamento fala sobre o procedimento para inscrição de jogadores. Alguém no Brasília dormiu no ponto e não cumpriu o ritual para o registro dos atletas. A trapalhada poderia deixar o clube sem condição de ter 11 jogadores para enfrentar o Goiás. 
O regulamento da Copa Sul-Americana é claro…
10.2  Los Clubes a través de sus Asociaciones Nacionales deberán remitir a la CONMEBOL la lista de los jugadores hasta 48 (cuarenta y ocho) horas antes del inicio de su primer partido de esta competición. La inscripción también deberá hacerse obligatoriamente por los clubes y ser validada definitivamente por las Asociaciones Nacionales a través del sistema Informático COMET, lo que hará efectiva la inscripción. A los clubes y asociaciones nacionales que no cuentan con dicho sistema, les será suministrado un link de acceso con su correspondiente password a fin de que los primeros puedan proceder con la carga de datos y las segundas validar los mismos.

10.3  Los clubes que envíen, por intermedio de sus Asociaciones Nacionales, las listas de jugadores después del plazo establecido podrán hacerlo previo pago de la multa establecida a continuación y siempre que las listas sean presentadas a la CONMEBOL antes que su equipo dispute su primer partido. Para la habilitación de este club, la Asociación Nacional deberá pagar una multa de USD 10.000 (DIEZ MIL DÓLARES).
Uma força-tarefa e a paciência de Jó da Conmebol ajudou o Brasília a inscrever os jogadores a tempo de evitar um vexame internacional. Houve atraso também no registro dos últimos três reforços contratados pelo Brasília no BID da CBF.
O atraso na inscrição é apenas mais um vacilo em um fim de semana marcado por trapalhadas administrativas. Na sexta-feira, a CBF mudou o jogo do Mané Garrincha para o Bezerrão por causa de falhas no preenchimento de dois dos quatro laudos obrigatórios, do Corpo De Bombeiros e da Vigilância Sanitária. 
Além disso, como antecipou o blog na quinta-feira passada, a diretoria decidiu inserir azul no uniforme a fim de desvincular o vermelho da cor do PT, partido político desgastado em meio à crise do país. O clube chegou a apresentar as inovações, mas recuou devido à rejeição por parte dos torcedores e corre o risco de entrar em campo com improvisos na roupa. A fornecedora de material esportivo corria contra o tempo até a noite de ontem para substituir o escudo novo pelo velho em todas as camisas. Havia inclusive a possibilidade de que o símbolo velho fosse colorado em cima do novo. A tendência era o time jogar com o segundo uniforme, ou seja, camisa branca e calção vermelho.