Saiba como é a rotina do brasiliense Reinier na Espanha, o terceiro país mais afetado pela pandemia

Publicado em Esporte
Reinier e a família na apresentação ao Real Madrid: quarentena na capital espanhola. Foto: Real Madrid

 

Em pouco mais de um mês na Espanha, deu tempo de Reinier Jesus Carvalho chorar ao vestir oficialmente a camisa do clube mais badalado do mundo, disputar três jogos, fazer dois gols, dar assistência de calcanhar e até receber cartão amarelo nos 224 minutos em campo pelo Real Madrid B (Castilla) sob o comando do ídolo e técnico merengue Raúl González. Depois disso, toque de recolher. O craque brasiliense de 18 anos fechou a porta de casa e começou a cumprir, ao lado da família, o confinamento imposto pelo país ibérico na batalha contra um adversário invisível: a pandemia do novo coronavírus.

A Espanha é o terceiro país mais contaminado pela Covid-19. Até a publicação deste post, eram 19.980 casos confirmados, atrás apenas de Itália (47.021) e China (81.416). No Real Madrid, o pivô de basquete Trey Thompkins testou positivo e o Centro de Treinamento de Valdebebas foi esvaziado desde o último dia 12.

Daquele dia em diante, a rotina de Reinier mudou radicalmente. “Estamos bem e seguindo as recomendações das autoridades”, disse ao blog seu Mauro Brasília, pai do jogador. “As atividades estão suspensas e a recomendação é ficar em casa, só sair para necessidades essenciais: supermercado ou farmácia”. Exatamente como passou a ser desde a semana passada no Distrito Federal, após o decreto do governador Ibaneis Rocha.

Antes da paralisação do futebol espanhol, Reinier tinha um carro e motorista particular à disposição para levá-lo aos treinos do Real Madrid e cumprir outras agendas profissionais. A programação mudou desde a última segunda-feira. O meia-atacante aderiu à necessidade do home office e começou a trabalhar em casa sob orientação de um personal trainer para não ficar parado por muito tempo.

 

Estamos bem e seguindo as recomendações das autoridades. As atividades estão suspensas e a recomendação é ficar em casa, só sair para necessidades essenciais: supermercado ou farmácia

Mauro Brasília, pai de Reinier

 

O confinamento de Reinier inclui aulas de espanhol. Antes de embarcar rumo a Madri, o jogador tinha fazia curso online. Falou o idioma na apresentação, mas não ficou satisfeito com o desempenho. Em busca de fluência, procurava um professor particular em Madri. Com a pandemia, teve de adiar o estudo presencial. Aproveita o tempo para aprender ainda mais a língua a distância e colocar em prática quando é possível pôr os pés fora de casa. “Apesar do nervosismo, ele falou bem na apresentação. Está estudando aos poucos. Isso é mole para essa molecada”, ri o pai.

Além de monitorar Reinier, seu Mauro precisa ficar atendo às desorientações da esposa.  A adaptação a Madri inclui alguns resgates familiares. “Minha mulher saiu esses dias sozinha e me ligou dizendo que estava perdida. Eu desci para procurá-la e ela estava praticamente na porta do prédio me ligando e não reconhecia o lugar. Ela riu muito dela mesma”, conta.

Questionado se Reinier já pediu resgate, seu Mauro brincou: “Tem um motorista por enquanto. Esse não passa aperto. Tem tudo na mão. Folgado demais”, diverte-se.  Enquanto Reinier tem vida de príncipe em Madri, Julia, uma das irmãs do craque, estuda numa escola internacional e está adiantada no aprendizado do idioma.

A Espanha é um país especial pra seu Mauro Brasília. Em 27 de outubro de 1985, ele marcou o terceiro gol da vitória do Brasil sobre a Espanha na final da Copa do Mundo de Futsal. A Seleção venceu por 3 x 1 no Palácio dos Esportes, em Madri. O fixo do time liderado pelo técnico Júlio César Vieira Lima vestia a camisa 4. Trinta e cinco anos depois, ele conta os dias para ver o filho debutar no time galático do Real Madrid quando a pandemia passar. “Agora, é torcer e esperar que essa situação se reverta o mais rápido possível”.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/20