IMG_6108 Lucas Paquetá fez um dos sete golaços de fora da área na rodada. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo Lucas Paquetá fez um dos sete golaços de fora da área na rodada

É hora da resenha: 10 pitacos sobre o que rolou no futebol brasileiro e internacional no fim de semana

Publicado em Esporte

Poupar que nada
Pra abrir os pitacos: sabe aquele papo de priorizar um torneio e ignorar outro? Não tá rolando! Dos 7 times do país na fase de grupos da Libertadores, 5 ocupam as 5 primeiras posições no Brasileirão — Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Vasco e Grêmio. As exceções são o Cruzeiro e o Santos.

 

Do meio da rua
Não sei se vocês notaram, mas a quarta rodada do Brasileirão teve sete gols de fora da área. Repito: 7! Isso é sensacional. Foram dois de Maicon (Grêmio) e um de Arthur (Grêmio), Jean Motta (Santos), Lucas Paquetá (Flamengo), Éverton Ribeiro (Flamengo) e Wescley (Ceará). Aplausos.

 

A “Nação” agradece
Tão importante quanto a vitória sobre o Inter foi o reencontro do Flamengo com a torcida. Havia rolado na véspera do jogo com o Santa Fe, mas, dessa vez, foi com bola rolando e o time brilhou. Os pitacos agora são: Guerrero ou Dourado? Diego ou Éverton Ribeiro? Leia o que acho.

 

Que seja infinito enquanto dure
Que timaço esse do Grêmio. Goleada de 5 x 1 sobre o Santos com futebol romântico. Quando a equipe é bem treinada e a fase é boa, Maicon faz dois golaços, André balança a rede, Jael acerta passe de calcanhar, tudo dá certo. A semana de Jair Ventura, técnico do Santos, será longa.

 

Quanta marra
Impressão minha ou alguns técnicos estão se inspirando na vaidade dos “managers” da Premier League? Baixou José Mourinho em Alberto Valentim, Mano Menezes, Claudinei Oliveira e Guto Ferreira no fim de semana e eles resolveram bater boca na beira do campo. Que vontade de aparecer.

 

Linha de cinco
Vá se acostumando: pelo menos cinco times desta Série A usam linha de cinco na defesa. O Fluminense é um deles. Aí vão os pitacos: a tendência é seja moda na Copa na Copa da Rússia, principalmente entre os adversários do Brasil. O sistema deu muito certo no tricolor de Abel Braga.

 

Maria cheio de graça
A Série B tem um novo líder. O triunfo sobre o Goiás, no sábado, deixou o Vila Nova com 100% de aproveitamento, ou seja, derrubou o Fortaleza, de Rogério Ceni, para vice. Um dos segredos do Vila é a manutenção do técnico Hemerson Maria. O time quase subiu com ele no ano passado.

 

Segundas intenções
A turma que subiu da Série D para a C em 2017 está cheia de vontade. Campeão da quarta divisão no ano passado, o Operário-PR lidera o Grupo B da terceirona. O Atlético-AC é vice do A. O Juazeirense está colado no G-4. A decepção é o Globo. Olho no que esses times estão fazendo…

 

Quem disse que seria fácil?
‪A situação dos times do DF na Série D não é confortável. O Iporá segue 100% no Grupo A10. Em tese, o Brasiliense terá de vencer o rival fora de casa se quiser avançar em primeiro e evitar a briga para ser um dos 15 melhores segundos. O Ceilândia subiu no telhado: Lanterna do A11.‬

 

Vermelho para o juiz‬
‪Pra variar, que show de Messi no empate por 2 x 2 entre Barcelona e Real Madrid. Pra variar, que exibição de Cristiano Ronaldo enquanto teve condição de jogo. Triste, só a despedida de Iniesta do clássico e a pífia arbitragem do senhor Hernández. Um jogão desse não merecia isso.‬

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF