Os papéis invertidos de Neville e Guardiola

Publicado em Sem categoria

Enquanto a Inglatera aguarda ansiosamente pelo desembarque de Pep Guardiola para assumir o Manchester City, e até debate a escalação, o estilo de jogo do time e quem entra e sai do elenco; a Espanha está prestes a dar as contas de um técnico inglês na Espanha.

Ídolo do Manchester United, o ex-lateral direito Gary Neville decidiu se aventurar como técnico no Valencia. A única experiência havia sido como assistente de Roy Hodgson na seleção da Inglaterra. A passagem pelo clube vice-campeão da Uefa Champions League duas vezes, em 2000 e 2001, tem sido traumática para quem era viciado em conquistas nos Diabos Vermelhos sob a batuta do escocês Alex Ferguson.

O Valencia não vence um jogo do Campeonato Espanhol há 12 rodadas. O jejum começou com uma série de três tropeços do português Nuno Espírito Santo — demitido pelo magnata tailandês Peter Lim — não para de aumentar com Neville. O inglês acumula nove jogos de abstinência. Isso sem contar o vexame de 7 x 0 diante do Barcelona na semifinal da Copa do Rei da Espanha.

Das nove partidas na Liga das Estrelas, Neville empatou cinco e perdeu quatro. O diário catalão Sport apresentou um levantamento assustador nesta terça-feira. Se fossem contabilizados apenas os pontos conquistados desde a 15ª rodada, ou seja, a contar da estreia de Neville como técnico do Valencia, o time ocuparia a última colocação na classificação do Espanhol com míseros cinco pontos.
O sinal amarelo está aceso. O Valencia está a um jogo de igualar o jejum de 1985/1986. Naquela temporada, o Valencia amargou 13 rodadas de seca e foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Espanhol. A prova de que o magnata Peter Lim colocou Neville na marca do pênalti é a sondagem a Juande Ramos e a Joaquín Caparrós para assumir o cargo.

Neville é a prova de que não é todo dia que surge um Pep Guardiola. O início da carreira do novo comandante do Manchester City foi aprendendo na prática no Barcelona B. Neville era aprendiz de Roy Hodgson. Fez tudo direitinho. Tirou a Uefa Pro Coaching Licences, mas não tinha experiência em carreira solo ainda está longe, muito longe de ter para o futebol espanhol a mesma importância que Pep Guardiola representará na terra da rainha. Não tem problema, Neville. Vivendo e aprendendo. Não é toda hora que nasce um gênio.

Os 12 jogos de jejum do Valencia no Campeonato Espanhol

» Com Nuno Espírito Santo (2 empates, 1 derrota)

Valencia 1 x 1 Las Palmas
Sevilla 1 x 0 Valencia
Valencia 1 x 1 Barcelona

» Com Gary Neville (5 empates, 4 derrotas)

Eibar 1 x 1 Valencia
Valencia 2 x 2 Getafe
Villarreal 1 x 0 Valencia
Valencia 2 x 2 Real Madrid
Real Sociedad 2 x 0 Valencia
Valencia 2 x 2 Rayo Vallecano
La Coruña 1 x 1 Valencia
Valencia 0 x 1 Gijón
Betis 1 x 0 Valencia