mosaico luxemburgo e Sampaoli Luxemburgo Sampaoli: técnicos disputados no aquecido mercado do futebol brasileiro Luxemburgo Sampaoli: técnicos disputados no aquecido mercado do futebol brasileiro

Os movimentos friamente calculados de Vanderlei Luxemburgo e Jorge Sampaoli no mercado da bola

Publicado em Esporte

Vanderlei Luxemburgo queria, sim, permanecer no Vasco. O problema é que aquele Clássico dos Milhões contra o Flamengo no Maracanã, o empate por 4 x 4 no segundo turno do Brasileirão, devolveu autoestima, sangue nos olhos do treinador mais vitorioso da história do Campeonato Brasileiro. Apesar do aproveitamento de 47% à frente do Gigante da Colina, o duelo com Jorge Jesus ressuscitou o desejo de peitar os melhores times do país. A vida financeira do clube cruz-maltino (ainda) não pode garantir isso ao treinador de 67 anos.

Neste cenário, Luxemburgo decidiu se reposicionar no mercado. Muito bem informado nos bastidores da bola, sabe que quatro times procuram técnico: Palmeiras, Santos, Atlético-MG e Athletico-PR. Deu um passo atrás na expectativa de avançar dois à frente. Como disse no título deste post, são movimentos friamente calculados de quem ganhou sobrevida ao cumprir o que se propôs, ou seja, tirar o Vasco da zona da confusão e mantê-lo na Série A.

Luxemburgo sofre resistência de membros do conselho alviverde, mas se dá muito bem com um deles, o influente Seraphim del Grande, e principalmente com os mecenas do clube paulista. Lembro-me que fiz uma entrevista exclusiva com o treinador aqui em Brasília, em março de 2018. Na véspera da vinda dele à capital do país, houve um jantar, em São Paulo, do então técnico desempregado com o casal de proprietários da Crefisa — Leila Pereira e José Roberto Lamacchia. O promotor e Justiça Paulo Castilho e o jornalista Olivério Júnior também estavam no encontro que gerou polêmica no Palmeiras.

O técnico pentacampeão brasileiro (1993, 1994, 1998, 2003 e 2004) escolheu ficar no lugar certo na hora certa: disponível no mercado. O Palmeiras tem bala na agulha para oferecer o que falta — e muito — ao Vasco. O retorno ao alviverde daria munição a confrontos equilibrados com Jorge Jesus, Jorge Sampaoli, Eduardo Coudet, ou seja, a legião de treinadores estrangeiros que deve invadir o Brasileiro na próxima temporada. Curiosamente, o maior concorrente dele é um gringo: o espanhol Miguel Ángel Ramírez, campeão da Copa Sul-Americana deste ano com o Independiente del Valle do Equador, e Vitor Pereira do Shangai SIGP da China.

Caso receba convites do Santos ou do Athletico-PR, Luxemburgo receberá times semiprontos. O Peixe é o atual vice-campeão brasileiro. Jorge Sampaoli não deixou terra arrasada. Thiago Nunes também deixou tudo pronto no Furacão. Quem herdar a prancheta fará os ajustes necessários, claro, mas dificilmente começará do zero.

Os movimentos friamente calculados de Jorge Sampaoli e Vanderlei Luxemburgo têm conexão. Em férias no Rio, e interessado em morar na Cidade Maravilhosa, o argentino deve desconfiar de que Jorge Jesus não permanecerá no Flamengo após o Mundial de Clubes da Fifa. Se a especulação do gringo estiver correta, o campeão brasileiro e da Libertadores poderia ser oferecido a ele. Enquanto isso, Luxemburgo pode ter desconfiado de que o namoro entre Palmeiras e Sampaoli não terminaria em casamento e escolheu se mexer no tabuleiro de xadrez à espera do xeque-mate em direção à Academia de Futebol. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos no agitado mercado…

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/