Arquibancada Fifa diz que arquibancada norte está isolada por questões de segurança. Fotos: MInervino Júnior/CB/DA. Press Fifa diz que a arquibancada norte está isolada por questões de segurança.

Mundial Sub-17: entenda por que a arquibancada norte do Estádio Bezerrão está interditada

Publicado em Esporte

Principal estádio do Mundial Sub-17, o Bezerrão pode receber até 20 mil torcedores desde a reinauguração, em 19 de novembro de 2008, mas opera abaixo da capacidade máxima na competição organizada pela Fifa. Segundo informações oficiais, cabem 3 mil pessoas em cada uma das arquibancadas (norte e sul), 6 mil na leste, 6 mil na oeste, além de 1.500 cadeiras, totalizando 19.500. Os demais lugares se dividem em área destinada a camarotes e tribunas de honra e de imprensa.

Chama a atenção no Bezerrão o isolamento da arquibancada norte. O espaço não foi nem será utilizado nos 18 jogos na arena — incluindo abertura, semifinais e a final marcada para o próximo dia 17. O blog entrou em contato com a Fifa a fim de saber o motivo do isolamento do espaço e, consequentemente, 3 mil ingressos a menos disponíveis para os torcedores.

Segundo a entidade máxima do futebol, o isolamento da arquibancada “está alinhado com o fluxo operacional de segurança da Copa do Mundo Sub-17 da Fifa no Estádio Bezerrão, principalmente devido ao fato de que complexo de tevê e outras logísticas estão localizadas atrás da arquibancada. A Fifa não está vendendo ingresso para o referido espaço”, respondeu ao blog.

 

“Está alinhado com o fluxo operacional de segurança da Copa do Mundo Sub-17 da Fifa no Estádio Bezerrão, principalmente devido ao fato de que complexo de tevê e outras logísticas estão localizadas atrás da arquibancada. A Fifa não está vendendo ingresso para o referido espaço”

Resposta da Fifa ao blog

 

De fato, há caminhões de tevê da transmissão oficial da Fifa e de outras tevês posicionadas nas proximidades da arquibancada norte. Há também fluxo intenso de logística no setor, o que certamente representaria risco ao fluxo de torcedores.

A arquibancada norte é coberta por banners alusivos ao Mundial Sub-17 e a Fifa não considera nada demais. “O uso de banners para cobrir áreas específicas do estádio não é novidade nas competições da Fifa”, argumenta a resposta da entidade.

Apesar da interdição, o melhor público nos 14 jogos disputados até o momento foi 14.158 na vitória por 3 x 0 sobre a Nova Zelândia na segunda rodada da fase de grupos. Em tese, a arquibancada norte só deverá fazer falta nas semifinais e na final. Isso se o Brasil chegar até lá. Afinal, o melhor público do estádio sem a Seleção em campo foi 1.611 na vitória da Itália sobre o México na fase de grupos.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/