Peseiro José Peseiro (E) é um dos quatro técnicos portugueses na América do Sul. Foto: Divulgação/ FVF José Peseiro E) é um dos quatro técnicos portugueses na América do Sul.

Além de Jesus e Jesualdo: técnicos portugueses estão com moral em outros países da América do Sul

Publicado em Esporte

Aparentemente, os técnicos portugueses conquistaram território apenas no futebol brasileiro entre os países da América do Sul, só que não! O sucesso lusitano rompeu outras fronteiras.

Antes do desembarque de Jorge Jesus no Ninho do Urubu, Carlos Queiroz havia assumido a prancheta da Colômbia. Enquanto o Mister iniciava o trabalho no Flamengo, o compatriota dele fazia a melhor campanha da fase de grupos do principal torneio de seleções do continente, e levava a seleção às quartas de final do principal torneio de seleções do continente exibindo o melhor futebol da competição.

Carlos Queiroz protagonizou um dos melhores jogos da Copa América contra o Chile na fase eliminatória e a Colômbia deu adeus ao torneio na decisão por pênaltis. O trabalho do português continua. Em 14 jogos, são oito vitórias, três empates e três derrotas. Queiroz foi auxiliar de Alex Ferguson no Manchester United e comandou o Real Madrid em carreiro solo.

O pedido de demissão de Rafael Dudamel para assumir o Atlético-MG fez a Venezuela buscar José Peseiro. O português comandará a esquadra vinotinto nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Qatar 2022 depois da pandemia do novo coronavírus. Portanto, dos 10 técnicos de seleções do continente, dois serão portugueses na competição.

Em entrevista ao diário Marca no último dia 26, José Peseiro explicou o que o convenceu a topar o desafio de assumir a Venezuela. “É a única seleção Conmebol que não esteve em uma Copa do Mundo. Eu sei que não é fácil. Estar no Qatar 2022 é uma obrigação para os outros. Brasil, Argentina, Colômbia, Uruguai e Chile são os candidatos, mas eu tenho esse sonho e a vontade de realizá-lo. É uma equipe que teve um desenvolvimento muito grande nos últimos anos. O Sub-20 jogou a final da Copa do Mundo em 2017 contra a Inglaterra e a principal teve um bom desempenho na Copa América e nos últimos amistosos”, elogiou o português.

No Flamengo, Jorge Jesus ganhou os títulos do Campeonato Brasileiro, Taça Guanabara, Supercopa do Brasil, Libertadores e Recopa Sul-Americana em sete meses. De volta a Portugal para ficar com a família no período de quarentena, Jorge Jesus segue negociando a renovação de contrato. O presidente Rodolfo Landim prometeu todos os esforços para mantê-lo no Brasil. “Ele é quase o Messi entre os treinadores”, derreteu-se em entrevista ao Fox Sports.

Enquanto Jorge Jesus curte o momento, Jesualdo Ferreira sobrevive no Santos. Estava prestigiado antes da paralisação do futebol no Brasil para quarentena. Mesmo com 100% de aproveitamento na largada da fase de grupos da Libertadores, o futebol e o desempenho apresentados pelo Peixe no Campeonato Paulista estavam sendo questionados.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/20