Dagne Artilheiro do Turco, Mbaye Diagne pode ser a sensação da janela de inverno. Foto: AFP Artilheiro do Turco, Mbaye Diagne pode ser a sensação da janela de inverno.

Goleadores substitutos: aposentadorias renovam o estoque de artilheiros africanos no futebol europeu

Publicado em Esporte

O fim das eras Didier Drogba (Costa do Marfim), Samuel Eto’o (Camarões), Frédéric Kanouté (Mali) e Emmanuel Adebayor (Togo) obrigou a fábrica do futebol africano a renovar o estoque de goleadores. Nesta, começam a pipocar mais artilheiros substitutos. O sucesso vai além dos badalados Mohamed Salah (Egito) e Pierre-Emerick Aubameyang (Gabão) — ambos em evidência na Premier League.

Mbaye Diagne é uma das sensações da temporada. É o homem-gols do Campeonato Turco com 16 gols. Veste a camisa do Kasimpasa, vice-líder da liga nacional. Nascido em Dakar, capital do Senegal, o jogador destro, de 27 anos e 1,93m, lidera a corrida pela Chuteira de Ouro, prêmio oferecido ao artilheiro com maior pontuação no ranking dos campeonatos nacionais da Europa.

O destaque no Campeonato Francês é Nicoas Pépé. O meia-atacante do Lille é mais um candidato a novo Drogba. Nasceu na Costa do Marfim e coleciona 11 bolas na rede na temporada da Ligue 1. Jovem, está avaliado em 25 milhões de euros. Pépé já vestiu a camisa da seleção neste ano e fez três gols pelos Elefantes. Outros dois africanos chamam a atenção por lá. François Kamano, de Guiné, tem oito gols pelo Bordeaux. Wahbi Khazri, da Tunísia, é um dos destaques do Saint-Etienne na temporada. Aos 22 anos, o sul-africano Lebo Mothiba desponta no Strasbourg.

A Tanzânia tem orgulho de Mbwana Samatta. O jogador do Genk tem 11 gols no Campeonato Belga. O atacante de 25 anos divide a artilharia com o croata Ivan Santini, do Anderlecht, com 11 gols. Atualmente, é uma das referências da seleção do país dele.

Mvwana Samatta tem a concorrência de Landry Dimata. O jogador nascido na República Democrática do Congo veste o uniforme do Anderlecht, da Bélgica. Tem 10 gols na Jupiler Pro League.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF