Vidal Todos os 13 jogos do Flamengo neste Estadual foram no Maracanã. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo Todos os 13 jogos do Flamengo neste Estadual foram no Maracanã. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Flamengo pode ser campeão carioca jogando todas as partidas no Maracanã pela terceira vez; Fluminense foi o pioneiro

Publicado em Esporte

A 180 minutos do bi no Campeonato Carioca em caso de vitória sobre o Volta Redonda na semifinal da Taça Rio e contra Fluminense ou Botafogo na decisão do segundo turno, o Flamengo pode arrematar o título disputando todas as partidas do Estadual no Maracanã pela terceira vez, as anteriores foram em 1972 e 1974. O Fluminense foi o pioneiro na edição de 1971.

O colega Paulo Vinícius Coelho, o PVC, citou a curiosidade no Troca de Passes do SporTV e o blog confirmou no livro História dos Campeonatos Cariocas de Futebol, de Roberto Assaf e Clovis Martins. Em 2020, o Flamengo acumula 13 partidas no Maracanã. Deveria ter sido visitante em sete, mas, por questões financeiras – e protegidos por um documento da federação – os mandantes preferiram jogar na casa que o rubro-negro divide com o coirmão tricolor.

Resolução de diretoria da Ferj considera o Maracanã campo neutro em todas as partidas do Carioca. No documento, alega preocupação com o conforto do torcedor. Com isso, deu carta branca para que, principalmente os times de menor investimento, optassem pelo estádio independentemente se enfrentariam Flamengo ou Fluminense, que administram a arena.

Concorrentes como Vasco, Botafogo e o próprio Fluminense consideram que o fato de o Flamengo ter jogador sempre no Maracanã causou desequilíbrio na competição e favoreceu venda do mando de campo e outros pacotes de bondades, como assumir a despesa dos times pequenos para, em troca, jogar no Maracanã, como aconteceu no duelo com o Bangu. Vasco, Botafogo e Fluminense, por exemplo, foram a estádios menores. Na última quinta, o Glorioso enfrentou a Portuguesa na Ilha do Governador. O Fluminense visitou o Boavista, em Bacaxá.

Em contrapartida, argumento do desequilíbrio não leva em conta que o Flamengo jogou quatro partidas com elenco sub-20 por ter jogado até 21 de dezembro no ano passado devido ao Mundial de Clubes. Consequentemente, os jogadores do elenco profissional só voltaram ao batente na quinta rodada da Taça Guanabara, o primeiro turno da competição. Entre eles, os clássicos contra o Vasco (vitória) e o Fluminense (derrota).

Em janeiro, o diretor de competições da Ferj, Marcelo Vianna, negou que houvesse favorecimento ao Flamengo quando o Resende mudou o mando de campo do Raulino de Oliveira para o Maracanã ao negociar o jogo com a empresa do ex-jogador Roni por R$ 250 mil. “Não entendemos como inversão do mando de campo. O Raulino não daria maior vantagem técnica ao Resende, como o Maracanã não amplia a vantagem do Flamengo”, alegou. Fluminense e Botafogo perderam pontos no meio de semana em estádios acanhados. Na Taça Guanabara, o Vasco sofreu para vencer a Portuguesa, em Bacaxá.

Historicamente, dois clubes conquistaram o título do Campeonato Carioca jogando todas as partidas no Maracanã. O livro História dos Campeonatos Cariocas de Futebol, de Roberto Assaf e Clovis Martins, aponta que o Fluminense foi o primeiro deles. O time de Mário Jorge Lobo Zagallo, com Félix; Oliveira, Galhardo, Assis e Marco Antônio; Denílson e Didi; Wilton (Cafuringa), Flávio, Ivair e Lula disputou todas os 20 jogos no Maracanã, com 10 vitórias, 9 empates e 1 derrota. Olaria e Bangu, por exemplo, abriram mão da Rua Bariri e de Moça Bonita pelo Maraca.

O Flamengo repetiu o feito em 1972. A campanha de 27 jogos, 17 vitórias, 7 empates e 3 derrotas foi toda construída no Maracanã. Zagallo havia trocado o Fluminense pelo Flamengo. Clássicos à parte, adversários como Olaria, São Cristóvão, Madureira, Portuguesa, Bonsucesso mandaram partidas no Maracanã contra o time rubro-negro. O time-base tinha: Renato; Aloísio, Chiquinho, Reyes e Rodrigues Neto; Liminha e Zé Mário; Rogério, Caio, Doval e Paulo César Lima.

Em 1974, o Flamengo novamente disputou o Carioca de ponta a ponta no Maracanã. Sob as ordens de Joubert, o time acumulou 27 partidas, com 15 vitórias, 9 empates e 3 derrotas. Madureira, São Cristóvão, Portuguesa, Olaria, Campo Grande e Bonsucesso jogaram no então “Maior do Mundo”. O time-base já tinha peças que daria ao clube o primeiro título na Libertadores e o Mundial de 1981: Renato; Júnior, Jaime, Luis Carlos e Rodrigues Neto; Liminha, Geraldo e Zé Mário; Paulinho, Doval e Zico.  Portanto, o Fla está a 180 minutos da terceira vez.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Siga no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/