Sergio Ramos Contratado pelo Real na era Luxemburgo, Sergio Ramos busca o tri mundial contra o Grêmio Sergio Ramos busca o tricampeonato mundial pelo Real Madrid. Foto: Real Madrid

Ex-técnico de Real Madrid e Grêmio, Luxemburgo abriu caminho para Sergio Ramos e Ramiro

Publicado em Esporte

Finalistas do Mundial de Clubes da Fifa neste sábado, Real Madrid e Grêmio tiveram um técnico em comum ao longo de suas histórias centenárias: Vanderlei Luxemburgo. Desempregado, o técnico carioca foi responsável por lançar dois jovens jogadores que serão titulares de Zinedine Zidane na equipe merengue e de Renato Gaúcho no tricolor gaúcho em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos: Sergio Ramos e Ramiro.

Vanderlei Luxemburgo  comandou o Real Madrid de 30 de dezembro de 2004 a 4 de dezembro de 2005. Na janela de transferências de verão de 2005, foi o responsável pela contratação de Sergio Ramos. O jogador chegou ao clube por 27 milhões de euros “O contratei muito jovem. Ele era uma das promessas da Espanha na época. Era o que mais prometia. Ele estava no Sevilla. Veio junto com o Júlio Baptista. E ele mesmo provou que eu estava certo em apostar na contratação”, disse o treinador ao blog em entrevista publicada em 18 de abril deste ano, quando Sergio Ramos atingiu a marca de 100 jogos pelo Real na Champions League.

Doze anos depois, Sergio Ramos é o capitão do Real Madrid pode conquistar seu 18º título vestindo a camisa branca — o terceiro no Mundial de Clubes da Fifa. Luxemburgo conta o que foi definitivo para contratá-lo em 2005. “Eu vi alguns jogos dele e gostei. Eu queria um zagueiro na época. É um jogador muito versátil até hoje. E jogava como lateral também. Já tinha muita personalidade aos 19 anos”, elogia o treinador.

“Ele (Sergio Ramos) era uma das promessas da Espanha na época. E ele mesmo provou que eu estava certo em apostar na contratação”

Aos 65 anos, Luxemburgo explica por que o xerife da defesa do Real Madrid é tão goleador. “Quanto a fazer muitos gols, é questão de posicionamento, o que faz muito bem. Sabe se antecipar nas jogadas. E isso é dele, é nato. Está entre os melhores zagueiros do mundo. Ele tem muito do Cannavaro: estatura, liderança”, elogia.

Luxemburgo também foi técnico do Grêmio por 14 meses entre 2012 e 2013. Nesse período, recebeu do Juventude um garoto chamado Ramiro. O meia chegou num pacote que incluía o goleiro Jackson Follmann, o zagueiro Bressan e o atacante Paulinho. No início da temporada de 2013, enquanto Luxemburgo se concentrava no time principal, Mabília e Roger Machado  observavam Ramiro nos times Sub-20 e de transição. Até que ele queimou etapas.

Ramiro: primeira chance no time principal com Vanderlei Luxemburgo
Ramiro: primeira chance no time principal com Vanderlei Luxemburgo. Foto: Grêmio.net

Ramiro foi chamado repentinamente para compor o elenco principal do Grêmio. Entrou na lista da delegação que viajou até Santos para o duelo com o Peixe pelo Campeonato Brasileiro de 2013. Entrou no lugar de Adriano durante a partida e recebeu elogios do profexô. “Se ele tivesse 5 ou 10 centímetros a mais conseguiria ocupar melhor os espaços. Mas é um menino que sabe se posicionar e tem demonstrado muita qualidade. Foi uma grata surpresa. É um dos meninos que podem nos ajudar. Isso é muito bom para o Grêmio”, avaliou Luxemburgo, que seria demitido semanas depois de começar a dar moral para o menino de 19 anos.

Os números mostram que Ramiro pode ser decisivo contra o Real Madrid. Em 2017, o meia disputou 59 jogos e fez 11 gols. Na Libertadores, balançou a rede do Godoy Cruz. Também balançou a rede seis vezes no Brasileirão e outras quatro no Gaúcho.

“É um menino (Ramiro) que sabe se posicionar e tem demonstrado muita qualidade. Foi uma grata surpresa. É um dos meninos que podem nos ajudar. Isso é muito bom para o Grêmio”

Sergio Ramos é a arma do Real Madrid principalmente nas bolas aéreas. Na temporada de 2016/2017, marcou 10 gols em 44 jogos — sete deles no Campeonato Espanhol. Os outros três foram na Liga dos Campeões, na Supercopa da Europa e na Copa do Rei. Na atual temporada, balançou a rede apenas uma vez em 20 exibições. Marcou na fase de grupos da Champions League na partida contra o Apoel, do Chipre.